27 de janeiro, de 2026 | 14:25

Timóteo amplia acesso a exames laboratoriais com sala de coleta na UBS do Macuco

Divulgação
A sala de coleta da UBS tem capacidade máxima de atendimento de até 50 pacientes por diaA sala de coleta da UBS tem capacidade máxima de atendimento de até 50 pacientes por dia

O atendimento para coleta de exames laboratoriais passa a ser oferecido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Macuco, em Timóteo, com a disponibilização de uma sala específica para esse serviço. A estrutura amplia o acesso da população aos exames realizados na rede municipal, divulgou o governo local.

A sala de coleta da UBS começou a funcionar nesta segunda-feira (26), com capacidade máxima de atendimento de até 50 pacientes por dia. Os exames coletados abrangem serviços municipais e terceirizados, incluindo amostras de sangue, urina e fezes.

As coletas são feitas por técnicas do laboratório, com apoio da equipe administrativa, no período das 7h às 9h da manhã, inicialmente às segundas e quintas-feiras, até reduzir a demanda reprimida. O agendamento ocorre diretamente na própria UBS, após o atendimento médico, o que permite a liberação para a realização dos exames.

Logística
Moradores do bairro Macuco utilizam o serviço sem a necessidade de deslocamento até o Laboratório Municipal, localizado no bairro Olaria, situação que antes exigia custos financeiros, logística de transporte ou condições físicas adequadas para o trajeto. Com a oferta na UBS, o atendimento passa a ser feito de forma descentralizada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa será gradualmente estendida para todas as UBSs do município, começando pelo Setor 7 e, posteriormente, para outras regiões. A proposta é ampliar o acesso aos exames laboratoriais nas comunidades.

A secretária de saúde, Érica Ferreira, comentou a medida. “Estamos dando um passo muito importante para a população de Timóteo. A descentralização das coletas laboratoriais é um compromisso da nossa gestão, que busca oferecer um atendimento mais humano, ágil e acessível. Queremos que cada cidadão, especialmente os mais vulneráveis, tenha garantido o direito a uma saúde de qualidade, perto de casa”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário