27 de janeiro, de 2026 | 07:00

Evento com presença de ministro marca expansão do IFMG campus Ipatinga

Arquivo DA
O IFMG amplia a capacidade de atendimento da unidade, passando de 440 para 640 vagas ofertadasO IFMG amplia a capacidade de atendimento da unidade, passando de 440 para 640 vagas ofertadas
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

O Campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) em Ipatinga promoverá, no dia 5 de fevereiro, às 17h, uma cerimônia que marca um novo ciclo de expansão da unidade, com investimentos voltados à melhoria da infraestrutura e à ampliação das oportunidades de formação acadêmica e profissional.

A solenidade contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e será aberta à comunidade acadêmica e ao público externo.

Entre os principais anúncios está o início das obras do restaurante estudantil, que receberá investimento de R$ 1,4 milhão. O espaço foi planejado para contribuir com a permanência e o bem-estar dos estudantes, fortalecendo a estrutura de apoio oferecida pelo campus.

A instituição também confirmou a criação de dois novos cursos com início previsto para 2026: o curso técnico subsequente em Eletrotécnica e o curso superior de Tecnologia em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Com a ampliação, a capacidade de atendimento da unidade passará de 440 para 640 vagas ofertadas.

Ampliação
A ampliação dos cursos foi possibilitada após a publicação da portaria nº 34, do Ministério da Educação (MEC), publicada em 17 de janeiro de 2025, que alterou a tipologia dos campi Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Piumhi e Ponte Nova, que deixaram de ser unidades avançadas do IFMG para tornarem-se “campus”.

Desta forma, o IFMG Ipatinga está apto a ampliar oferta de cursos e vagas e chegar a 40 professores, além de 26 técnicos administrativos (até então esse número era limitado a 20 professores e 13 técnicos).

Agenda do ministro em Santana do Paraíso



No dia seguinte, 6/2, Alexandre Silveira, acompanhado de lideranças regionais, irá lançar a pedra fundamental do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, a partir das 14h30.

Com investimento total de R$ 103,9 milhões, por meio da Infraero, o projeto marca a etapa final da modernização do aeroporto, equipamento estratégico para a mobilidade, a economia e a integração do Vale do Aço com outras regiões de Minas Gerais e do país.

O lançamento da pedra fundamental dá início às obras do novo terminal de passageiros, com previsão de conclusão em dezembro de 2026. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de atendimento, oferecer mais conforto aos usuários e consolidar o aeroporto como referência para o Leste de Minas.

As principais intervenções estruturais do Aeroporto Regional do Vale do Aço já foram concluídas, incluindo a reforma da pista de pouso e decolagem, finalizada em 2024, e a adequação das cercas patrimonial e operacional, entregue em setembro do mesmo ano. O aeroporto também já conta com o sistema PAPI, infraestrutura para hangares e melhorias operacionais que ampliam a segurança e a eficiência das operações aéreas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário