USIMINAS 7 BILHOES 728X90

26 de janeiro, de 2026 | 16:30

Los Películas promove sessão especial com filmes produzidos no Vale do Aço

A programação de janeiro do Los Películas Cineclube, de Ipatinga, apresenta uma sessão especial de filmes produzidos no Vale do Aço. Nesta terça-feira (27), a partir das 19h30, no Bar O Beco - rua Jacarandá, 413, bairro Horto -, o público poderá assistir a dois curtas-metragens e dois média-metragens assinados por realizadores da região: “A Melhor Hora do Dia”, de Sávio Tarso; “Maura e Robinson”, dirigido por Nilmar Lage; “Pioneiros do Teatro de Ipatinga”, de Gustavo Suna; e “Veia Aberta - à margem da estrada de ferro”, de Rodrigo Zeferino. Além da exibição das obras, ao final da sessão é realizado um momento de troca e diálogo com os diretores.

Divulgação
''Maura e Robinson'', de Nilmar Lage, está na programação ''Maura e Robinson'', de Nilmar Lage, está na programação
A vice-presidente do Los Películas, Camila Mendonça, destaca que a sessão é especial porque reflete a crença do cineclube na potência do cinema e do audiovisual como ferramentas de construção de memória e de narrativas locais. “Tem acontecido no Vale do Aço um movimento maravilhoso. Temos produções sendo realizadas aqui na nossa região, muitos artistas, idealizadores e realizadores do audiovisual. Esta mostra nasce para valorizar esse trabalho, criar um espaço de exibição e estimular a circulação e a conversa sobre essas histórias”, ressalta.

Sinopses pela ordem
1- “A Melhor Hora do Dia” (2024) - 9 minutos
Simonal ousou ir ao encontro do seu verdadeiro destino depois de enfrentar as barreiras da pobreza e do preconceito. Agora, na maturidade, seu desafio é ser feliz mesmo carregando um passado de hostilidades e um cotidiano marcado pela repressão. Será que Simonal finalmente conseguirá dizer qual é a melhor hora do dia para ser feliz?
Divulgação
''A Melhor Hora do Dia'', de Sávio Tarso, abre a sessão especial''A Melhor Hora do Dia'', de Sávio Tarso, abre a sessão especial
2- “Maura e Robinson” (2024) - 58 minutos
O documentário narra as experiências de resistência política do casal Maura Gerbi Veiga e Robinson Ayres Pimenta durante a ditadura militar no Brasil. A obra percorre memórias e desafios vividos em um período de intensa repressão, preservando a história e a luta pela democracia. O filme registra visitas a locais simbólicos das trajetórias do casal em cidades como Ipatinga, Belo Horizonte e São Paulo, incluindo o Memorial da Resistência, na capital paulista, onde ambos foram detidos na antiga sede do DEOPS/SP.
3- “Pioneiros do Teatro de Ipatinga” (2024) - 31 minutos
Documentário que resgata a história dos pioneiros do teatro em Ipatinga. Em homenagem aos mestres que já nos deixaram, o filme ganha vida a partir de relatos da segunda geração de atores, diretores e produtores da região, formados e inspirados por aqueles primeiros artistas. A obra evidencia como a luta dos pioneiros abriu caminhos para as gerações futuras e consolidou um teatro de grande porte no município.
Divulgação
''Veia Aberta'', de Rodrigo Zeferino, faz uma jornada na ferrovia''Veia Aberta'', de Rodrigo Zeferino, faz uma jornada na ferrovia
- “Veia Aberta: à margem da estrada de ferro” (2024) - 15 minutos
Uma jornada pela mais antiga ferrovia da mineração brasileira. Com uma linguagem que transita entre o documentário e o filme de artista, o curta é construído a partir de imersões em comunidades localizadas às margens da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A abordagem humanista revela os impactos psicológicos, sociais e ambientais da ferrovia sobre esses territórios. Os planos da passagem dos trens carregados de minério, que cruzam Minas Gerais rumo ao litoral, são emblemáticos: cada vagão transporta não apenas ferro, mas também fragmentos de paisagens, memórias culturais e identidades regionais.

Convite
Para Camila Mendonça, a iniciativa do Los Películas é uma oportunidade de aproximar o público de quem faz o audiovisual acontecer no Vale do Aço. “Cada filme, à sua maneira, nos convida a olhar para o nosso próprio território, para a nossa história e para a história da nossa região. Então, venha trocar uma ideia, conversar e assistir a quatro grandes obras do audiovisual do Vale do Aço”, convida. A equipe de curadoria do Los Películas é composta por: Márcio Castro, Camila Mendonça, Éderson Caldas, David Romeros, Andrés González, Humberto Oliveira, Luciana Profiro e Vanessa Peixoto.

SERVIÇO
📅 Data: 27 de janeiro de 2026
🕖 Horário: 19h30
📍 Local: Bar O Beco - Rua Jacarandá, 413, no bairro Horto, Ipatinga.
🎟️ Entrada: contribuição voluntária – R$ 10
Realização: Cineclube Los Películas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário