21 de janeiro, de 2026 | 07:07
Chuva pela madrugada, manhã, tarde e noite de quarta-feira
Alex Ferreira
Choveu durante toda a madrugada em Ipatinga e a previsão é de sequência da precipitação
Choveu durante toda a madrugada em Ipatinga e a previsão é de sequência da precipitação Choveu de forma ininterrupta durante toda a madrugada desta quarta-feira (21), e a previsão é de sequência da precipitação à tarde e à noite, quando deve diminuir de intensidade. No acumulado das últimas 12 horas, choveu o equivalente a 35 mm.
No acumulado do período de 24 horas, o volume deverá passar de 60 mm (média das cidades do Vale do Aço), conforme dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A temperatura varia entre a mínima de 20 e a máxima de 22 graus hoje.
Atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul
A chuva intensa que ocorre desde segunda-feira é provocada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que mantém o tempo instável em boa parte do Brasil. Enquanto o Sul do país registra chuvas mais fracas e períodos de tempo firme, o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste apresentam chuva ininterrupta, risco de temporais, volumes elevados de chuva e rajadas de vento.Chove em todo o Sudeste e em parte do Sul da Bahia
Para os demais estados do Sudeste (SP, RJ e ES), o cenário hoje é de chuva persistente e risco de temporais. A atuação da ZCAS favorece pancadas de chuva com intensidade moderada a forte e risco de temporais. A situação é mais crítica na metade norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais, com perigo para volumes elevados de chuva, especialmente no Vale do Aço, no Vale do Rio Doce e em parte do Mucuri, além das áreas capixabas vizinhas. Já no extremo Sul da Bahia há registro de chuva mais concentrada na região de Mucuri.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















José Serra
21 de janeiro, 2026 | 08:02Tomara que chova o mês todo. Vale do aço no calor é insuportável.”