20 de janeiro, de 2026 | 17:33

Santana do Paraíso entra em estado de alerta após aviso de chuva intensa emitido pelo Inmet

Informações da Prefeitura de Santana do Paraíso
Divulgação
O aviso indica risco de precipitações volumosas, com acumulado que pode ultrapassar 100 milímetros entre terça e sexta-feiraO aviso indica risco de precipitações volumosas, com acumulado que pode ultrapassar 100 milímetros entre terça e sexta-feira

Santana do Paraíso entrou em estado de alerta nesta terça-feira (20), após o município ser incluído em alerta vermelho para chuva intensa emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso indica risco de precipitações volumosas, com acumulado que pode ultrapassar 100 milímetros entre terça e sexta-feira (23), além de possibilidade de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, detalhou o governo local.

O risco é devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. O sistema é resultado do comportamento dos ventos em altos e baixos níveis da atmosfera com a formação de uma frente fria, de um centro de baixa pressão ou de uma área alongada de baixa pressão em superfície.

“Se o volume previsto vier diluído durante os três dias, não há risco de grandes impactos, visto que investimos ao longo do ano em obras de drenagem, contenção, limpeza e desobstrução de bocas de lobo, bem como desassoreamento e aprofundamento da calha dos córregos. No entanto, se cair um grande volume de água em poucas horas, nenhuma cidade estaria preparada para conter os danos”, destacou o prefeito Bruno Morato.

A Defesa Civil de Santana do Paraíso, em conjunto com a Defesa Civil estadual, iniciou o monitoramento contínuo das condições climáticas e orienta a população a permanecer em locais seguros, evitando áreas de risco. Em caso de sinais de deslizamento, alagamento ou enchente, a recomendação é priorizar a preservação da vida e acionar imediatamente a Defesa Civil (telefone (31) 3251-7609 ou disque 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário