USIMINAS 7 BILHOES 728X90

18 de janeiro, de 2026 | 07:00

Golpe do falso licenciamento 2026 se espalha pelo Vale do Aço

Enviada ao Diário do Aço
Mensagens falsas são enviadas para moradores da região Mensagens falsas são enviadas para moradores da região

Criminosos passaram a aplicar um novo tipo de golpe no Vale do Aço, tentando enganar moradores por meio de mensagens falsas. Os golpistas usam o nome do Departamento de Trânsito (Detran) e informam, de forma fraudulenta, que o licenciamento de 2026 já foi efetuado e que o documento do veículo estaria disponível para emissão.

As mensagens são enviadas indiscriminadamente por e-mail, inclusive para pessoas que não possuem carteira de motorista. Já os condutores habilitados, ao acreditarem na veracidade da informação e tentarem acessar ou baixar o suposto documento, correm o risco de cair em fraude.

Um leitor procurou a reportagem do Diário do Aço para alertar sobre a tentativa de golpe. Em um e-mail recebido por ele, a mensagem informa que o documento pode ser baixado ao clicar em um botão indicado pelos farsantes.

“Ainda me indicaram canais alternativos, aplicativos como a Carteira Digital de Trânsito, Portal de Serviços Denatran, que vem com um link para acessá-lo e CRVA. Influenciando ou a clicar no botão ou no link suspeito”, explicou.

O homem também acrescentou que o e-mail é enviado com uma logo do Detran, data e hora do serviço, e ainda por cima um número de protocolo, para que pareça verdadeiro.

No fim da mensagem, os estelionatários alegam que se trata de uma mensagem enviada automaticamente, pedindo que não seja respondida. O e-mail é assinado como “Detran — Departamento Nacional de Trânsito 2026”.

Licenciamento


Conforme já publicado pelo Governo de Minas, o licenciamento anual é obrigatório e, para concluí-lo, o proprietário deverá pagar Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), além de regularizar outros débitos como multas e baixa de impedimentos, se houver. Para consultá-los, basta acessar a página Consultar Situação do Veículo.

O cidadão deve acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) ou o Portal Cidadão, ou ainda baixar o aplicativo MGApp no celular com sistema Android ou iOS. Também é possível fazer o login do Gov.br, acessar o menu “Veículos e condutores (Trânsito)” e selecionar “Consulta IPVA e Taxa de licenciamento (por CPF ou por Renavam)”.

Posteriormente, selecionar a parcela única ou a parcela mensal do IPVA e a TRLAV. Clicar em gerar pagamento para emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), pagar por Pix ou por boleto em uma das unidades dos bancos credenciados.

Ainda conforme divulgado pelo Estado, os pagamentos feitos por boleto, fora da rede credenciada, não têm prazo para compensação e podem não ser reconhecidos. Pagamentos por Pix têm compensação instantânea e por boleto podem demorar até dois dias úteis.

Após a compensação do pagamento das taxas, o licenciamento anual do veículo é concluído automaticamente. Caso os motoristas queiram conferir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, há como acessar a página Emitir o CRLV.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário