17 de janeiro, de 2026 | 09:42
Ipatinga recebe visita do Ministério da Saúde para monitorar ações do Novo Acordo do Rio Doce
Divulgação
Técnico da pasta acompanha aplicação dos recursos em ações de saúde, reforçando transparência e cumprimento do plano de ação no município
Técnico da pasta acompanha aplicação dos recursos em ações de saúde, reforçando transparência e cumprimento do plano de ação no municípioRepresentantes da administração municipal de Ipatinga receberam, na sexta-feira (16), a primeira visita de um técnico do Ministério da Saúde para monitorar a execução das ações previstas no Novo Acordo do Rio Doce. Esse acompanhamento será feito mensalmente, garantindo que os recursos destinados à saúde no município sejam aplicados conforme o plano de ação, com transparência e responsabilidade, destacou a administração municipal.
A reunião contou com a presença do chefe de Gabinete do prefeito, Léo Werneck; do secretário de Saúde, Walisson Medeiros; do consultor-geral, Mauro Nunes; e do diretor de Departamento do Fundo Municipal de Saúde, Vinicius Bragança.
No ano passado, Ipatinga foi contemplada com recursos para a Saúde referentes ao Novo Acordo, instrumento jurídico firmado entre o Governo Federal, estados de Minas Gerais e Espírito Santo e as empresas responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão. Para que os recursos fossem aplicados, foi elaborado um plano de ação construído em conjunto com a equipe técnica do Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ipatinga.
O plano contempla diversas ações, como reformas e construções de UBSs, construção de CAPS, aquisição de equipamentos médicos hospitalares, mobiliário para unidades de saúde, equipamentos de informática e ações de educação permanente voltadas à capacitação de profissionais. Todas essas iniciativas serão executadas ao longo de quatro anos.
O acompanhamento demonstra que os recursos estão sendo aplicados nos locais certos e da forma correta. Ipatinga segue avançando com o cumprimento rigoroso do plano de ação, sempre em parceria com o Ministério da Saúde, que orienta e monitora a execução dessas ações essenciais para a saúde pública do município”, destacou Walisson Medeiros.
Recursos
Em setembro de 2025, o Governo Federal iniciou as transferências dos recursos, destinados a reforçar a assistência em saúde de quase 50 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Do total de R$ 1,6 bilhão, mais de 51% serão repassados diretamente às prefeituras, o que equivale a R$ 826 milhões até o fim de 2026. Os valores devem ser aplicados na construção e manutenção de novos serviços do SUS, conforme os Planos de Ação em Saúde elaborados pelos municípios.
Os Planos de Ação preveem despesas de custeio e investimentos, incluindo UBSs, CAPS e Policlínicas, garantindo infraestrutura e serviços de qualidade para a população.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















