17 de janeiro, de 2026 | 09:28

Operação ''Sinal Vermelho'': Polícia Civil combate crimes de trânsito e ocultação de provas em Ipatinga

Divulgação Polícia Civil
Os policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão também em Santana do ParaísoOs policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão também em Santana do Paraíso

A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Ipatinga, deflagrou na manhã de quinta-feira (15) a Operação “Sinal Vermelho”, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso relacionado a direção extremamente perigosa em via pública, exibição de manobras ilegais com motocicletas, divulgação dos atos em redes sociais e tentativas de ocultação de provas. A realização da operação foi informada para a imprensa neste sábado (17).

As investigações tiveram início após a ampla circulação de um vídeo nas redes sociais que mostrava uma motocicleta BMW S 1000 atingindo velocidade superior a 300 km/h na BR-381, nas proximidades do Shopping Vale do Aço, além da realização de manobras como trafegar em apenas uma roda. As condutas colocaram em risco concreto a vida de pedestres e de outros usuários da rodovia.

Com a repercussão do caso, a Polícia Civil apurou que os envolvidos passaram a adotar diversas estratégias para dificultar a atuação policial, entre elas a repintura da motocicleta para descaracterização, a exclusão de conteúdos digitais, a tentativa de transferência fraudulenta de propriedade para outro estado e a ocultação do veículo, o que caracteriza fortes indícios de destruição e ocultação de provas.

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Criminal, em endereços localizados nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso. O objetivo foi apreender objetos, documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos relevantes para o avanço das investigações.

O inquérito policial será concluído nos próximos dias. Cinco envolvidos deverão ser indiciados por diversos crimes, entre eles direção perigosa, exibição de manobra perigosa, estelionato e falsidade ideológica.

O nome da operação faz referência a um alerta máximo à sociedade, simbolizando que a Polícia Civil impõe um verdadeiro “sinal vermelho” à criminalidade no trânsito e à falsa ideia de que crimes podem ser apagados com repintura de veículos ou exclusão de postagens em redes sociais. A instituição reforça que direção perigosa não é entretenimento e que o uso das redes sociais para glorificar crimes será rigorosamente investigado e responsabilizado.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário