16 de janeiro, de 2026 | 16:39
Mecenas do Boston City e de outros clubes assume a recém-aprovada SAF do Villa Nova
Fundado em junho de 1908, vencedor de cinco campeonatos mineiros, porém há mais de 70 anos, o Villa Nova, de Nova Lima, tenta dar uma guinada na sua história ao se transformar em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A aprovação do projeto da SAF foi com vivas” pelo Conselho Deliberativo no início desta semana.
E o proprietário de 90% dessas ações do clube será o empresário Renato Valentim, ligado ao Boston City, de Manhuaçu, que prometeu investimento de R$ 30 milhões ao longo de dez anos para reestruturar a agremiação e quitar as muitas dívidas, a maioria trabalhistas com ex-jogadores, treinadores, preparadores físicos e funcionários.
O mecenas”?
Renato Valentim fundou, em 2014, o Boston City, na região da capital do estado de Massachusetts-EUA. Por lá, o clube está na Terceira Divisão da MLS e especializou-se em abrir oportunidade para jogadores jovens, sobretudo, os egressos do Brasil. No início desta década, fundou o Boston City no nosso país, em Manhuaçu, onde prioriza disputas de categorias de base do Estadual e competições interestaduais, além de manter o profissionalismo com equipes modestas na Terceira Divisão do Campeonato Mineiro.
Recentemente, adquiriu a SAF do Americano, da Campos-RJ, clube também tradicional e afundado em dívidas. Por lá, já está construindo um estádio próprio para 2 mil torcedores. Outro clube do conglomerado de Valentim é o Juventude, da cidade paulista de Jundiaí. No projeto de tocar o futebol”, Renato Valentim conta com a parceria do ex-jogador e atual comentarista Felipe Melo.
Ressuscitar o Villa
O clube de Nova Lima, que caiu para o Módulo B ano passado, só vem jogando competições profissionais nos últimos anos pela parceria com o Coimbra, que empresta toda a sua estrutura após jogar outra divisão do Estadual. A crise é tamanha que o Leão do Bonfim não conseguia montar elencos e muito menos qualquer categoria de base. O novo dono do clube prometeu ativar o Sub-17, pelo menos, para a disputa do Mineiro da 2ª Divisão desta temporada. O Sub-20 é também estudado.
O principal objetivo inicial passa a ser subir para o Módulo A. A divisão de acesso começará em 30 de maio. O Villa Nova será um dos adversários do Ipatinga já na primeira fase da competição, que reúne 12 equipe divididas em dois grupos de seis integrantes, classificando-se os três primeiros de cada agrupamento para a etapa seguinte. Além do Villa e do Ipatinga, estão na Chave B, Aymorés, Coimbra, Democrata-SL e Valério.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















