12 de janeiro, de 2026 | 16:33
Ipatinga relembra um ano da tragédia da chuva com ações de prevenção, vistorias técnicas e acolhimento às famílias
Com informações da Prefeitura de Ipatinga
Nesta segunda-feira (12), o município de Ipatinga relembra um ano da tragédia provocada pela forte chuva que atingiu a cidade e resultou na perda de 10 vidas, além de causar danos significativos a centenas de famílias em razão de desabamentos e alagamentos em diversas regiões.
Em respeito às vítimas e como forma de reforçar o compromisso com a prevenção e a segurança da população, a Defesa Civil de Ipatinga promoveu, ao longo de todo o dia, uma força-tarefa especial em áreas consideradas de risco. A ação contou com equipes técnicas e o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que realizaram vistorias, orientações e acolhimento direto às famílias impactadas pelo desastre.
As equipes revisitaram localidades severamente atingidas, como a região das escadarias das ruas Salta e Turim, com o objetivo de atualizar diagnósticos técnicos, avaliar edificações e taludes, ouvir demandas dos moradores e reforçar a percepção de risco nas comunidades. Durante as visitas, foram distribuídos folders informativos com orientações práticas sobre sinais de deslizamentos, riscos estruturais, áreas sujeitas a alagamentos, além de números de emergência e recomendações de segurança para o período chuvoso.
Segundo o gerente da Defesa Civil de Ipatinga, Brayann Azeredo, a atuação do órgão nunca foi interrompida desde o desastre. A Defesa Civil não para, nosso trabalho é contínuo. Todos os dias realizamos atividades, tanto atendendo chamados quanto avaliando cenários de risco em toda a cidade. Hoje, um ano depois da tragédia, reforçamos este trabalho contínuo que vem acontecendo nessas localidades, orientando a população sobre sinais de perigo, como lama descendo em fluxo intenso, estalos nas edificações, trincas, abatimento de piso ou queda de árvores, e reforçando quais canais devem ser acionados para que possamos fazer as avaliações necessárias”, explicou.
Brayann destacou ainda que, antes mesmo do início do período chuvoso, a Defesa Civil intensificou ações preventivas em todo o município, com avaliações geológicas e geotécnicas de encostas e edificações. Algumas residências foram interditadas preventivamente e, em outros casos, orientamos os moradores a realizarem melhorias simples, como desvio do fluxo de água, captação adequada e proteção de taludes, justamente para antecipar e reduzir riscos”, acrescentou.
O trabalho também teve um caráter educativo e humanizado. De acordo com o tenente Filipe Mendes, do Corpo de Bombeiros Militar, a ação buscou elevar novamente o nível de alerta da população, que tende a diminuir com o passar do tempo após grandes tragédias. Nosso intuito é aumentar a percepção de risco das pessoas que vivem nessas áreas. Além da vistoria técnica, orientamos como se comportar durante chuva forte, apresentamos os sinais de risco de deslizamento ou desabamento e reforçamos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Não vale a pena pagar para ver”, ressaltou.
O tenente também destacou o cuidado com o aspecto emocional das famílias. Muitos moradores conheciam as vítimas fatais do ano passado. Por isso, além do trabalho técnico, oferecemos apoio psicológico e mostramos que o poder público está à disposição. Em situações de chuva intensa e prolongada, orientamos que busquem abrigo temporário em casas de parentes até que a situação esteja segura”, afirmou.
A chuva registrada há um ano foram consideradas históricas devido ao alto volume de precipitação em um curto intervalo de tempo. Desde então, a Prefeitura de Ipatinga vem investindo em obras de drenagem, contenção de encostas e melhorias estruturais, ao mesmo tempo em que reforça a conscientização da população como um dos principais pilares da prevenção.
A Defesa Civil de Ipatinga mantém plantão 24 horas e reforça que, ao perceber qualquer sinal de risco, como rachaduras, movimentação de terra, inclinação de árvores ou surgimento de trincas nas residências, a população deve acionar imediatamente o telefone 199 ou (31) 3829-8181. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros também pode ser acionado pelo 193.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















