12 de janeiro, de 2026 | 11:11

BR-381 tem 70% dos chamados de socorro por problemas mecânicos

Informações da Nova 381
Divulgação
Manutenção preventiva é essencial para evitar transtornos na viagemManutenção preventiva é essencial para evitar transtornos na viagem

No trecho da BR-381, de Belo Horizonte a Governador Valadares, os problemas mecânicos lideram os chamados de socorro da Nova 381 Concessionária. As ocorrências no período acumulado dos atendimentos prestados pelo setor de operações, a partir de agosto, representam 70% das panes.

Das 7,8 mil chamadas de motoristas que tiveram parada forçada na pista, 5,4 mil envolviam problema no motor. Panes elétrica, superaquecimento, bateria descarregada e falta de combustível aparecem em escala inferior, com 13% das ocorrências. A outra parcela é de veículos sobre a faixa de rolamento por questões diversas. Rogério Moreira, gerente da Central de Operações, explica que os problemas muitas vezes poderiam ser solucionados com manutenção preventiva. “É sempre importante verificar itens básicos antes de sair de casa, como o nível do óleo e do reservatório do radiador, além das condições dos pneus, outro item muito associado a ocorrências no trecho, em especial nos dias de chuva. Para viagens mais longas, é recomendável a revisão em uma oficina”, orienta.

Antes de viajar, é recomendável fazer a checagem de segurança, observando as condições e a calibragem dos pneus, incluindo o estepe, o estado das palhetas do para-brisas, o nível de óleo do motor, o nível do líquido de arrefecimento e as lâmpadas dos faróis e lanternas.

A Nova 381 oferece atendimento com guincho e inspeção de tráfego para apoiar o motorista com problema mecânico na rodovia. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 0 381 381 ou pelo aplicativo Nova 381, disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário