08 de janeiro, de 2026 | 07:00

Instituto no Centro de Ipatinga oferece equoterapia e aulas de equitação

Enviada ao Diário do Aço
O espaço foi inaugurado no Vale do Aço em dezembro   O espaço foi inaugurado no Vale do Aço em dezembro

Situado na rua João Napoleão da Cruz, número 225, no Centro de Ipatinga, o Instituto Mineiro de Equoterapia e Saúde foi inaugurado em dezembro passado. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com atendimentos de equoterapia, e também oferece aulas de equitação no período noturno, das 18h às 21h.

A equoterapia (fisioterapia com equitação) é indicada para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), paralisia cerebral, síndromes raras, transtornos de ansiedade, depressão e questões comportamentais em geral. Além da equoterapia, o instituto também oferece atendimentos em consultório tradicional para diferentes públicos de todas as idades.

A equipe é formada por profissionais especializados. Na equoterapia, atuam psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Já nos consultórios tradicionais, há atendimentos nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Resultados
As sessões de equoterapia têm duração de até 30 minutos. O psicólogo e equoterapeuta Eduardo Roque enfatizou que o cavalo tem papel fundamental no processo terapêutico. “O movimento tridimensional do cavalo já é terapêutico, ajudando na postura, no tônus muscular e liberando dopamina e serotonina”, explicou. Durante o atendimento, além do movimento do animal, são feitas atividades lúdicas, de acordo com a necessidade de cada praticante, como estímulos à atenção, memória e comportamento.

Além da melhora do tônus muscular e da postura, entre os principais benefícios observados estão a melhora da locomoção e a redução da ansiedade, com resultados que podem ser percebidos em curto prazo, conforme pontuou Eduardo.

Conforto
O psicólogo acrescentou que a estrutura física do instituto foi planejada para garantir conforto a pacientes e acompanhantes. “Pensamos não só em quem é atendido, mas também nas famílias. Temos uma recepção climatizada, onde é possível acompanhar os atendimentos com conforto, além de uma copa que pode ser utilizada por quem frequenta a clínica”, complementou.

Para obter mais informações, é possível entrar em contato por meio do número de telefone (31) 9 98864009. O trabalho pode ser acompanhado no perfil do Instagram @imesipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário