21 de janeiro, de 2026 | 13:43
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras sem registro no país
Não há garantia sobre conteúdo ou qualidade dos produtos, diz agência
Com informações da Agência BrasilReprodução CFM
A Anvisa informou que todos esses produtos contém ingredientes que não tiveram sua segurança comprovada para uso em suplementos alimentares, o que poderia representar ''graves riscos à saúde de quem os consome''
A Anvisa informou que todos esses produtos contém ingredientes que não tiveram sua segurança comprovada para uso em suplementos alimentares, o que poderia representar ''graves riscos à saúde de quem os consome''Os medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, e de retatrutida, de todas as marcas e lotes, tiveram sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso proibidos pela Agência Nacional de Saúde (Anvisa) nesta quarta-feira (21). Esses produtos são popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras do Paraguai”.
Segundo a agência, esses medicamentos são produzidos por empresas desconhecidas e são vendidos em perfis no Instagram sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa”.
A Anvisa diz também em seu comunicado que, por serem irregulares e de origem desconhecida, não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”, e que por isso essas canetas emagrecedoras não podem ser usadas em nenhuma hipótese”.
A resolução sobre a proibição foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.
Leia também:
▪️Nutricionista alerta para os riscos do uso indevido das ''canetas emagrecedoras''.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]









Startup Editor
14 de janeiro, 2026 | 06:23Excelente análise sobre como a facilidade de cadastro e os bônus estratégicos tornam a experiência do usuário mais leve e atraente. Parabéns pelo conteúdo claro e relevante! Visit https://startupeditor.ca/”