25 de dezembro, de 2025 | 08:40
Entre presentes e carinhos, idosos do Lar Paulo de Tarso comemoram o Natal
Enviada ao Diário do Aço
Para celebrar a data, também foi feita uma comemoração no dia 13 de dezembro
Para celebrar a data, também foi feita uma comemoração no dia 13 de dezembro Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Mesmo diante dos desafios enfrentados ao longo deste ano, o Natal no Lar Paulo de Tarso, localizado no bairro Bom Retiro, em Ipatinga, foi celebrado com carinho, acolhimento e emoção. O Lar dos Velhos”, como também é conhecido, é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e atende pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade social.
Atualmente, o lar acolhe 37 idosos, sendo a maioria em grau 3 de dependência, quando o acolhido necessita de auxílio para todas as atividades diárias.
A presidente da instituição, Maria Conceição Moreira Magalhães, pontuou em entrevista à reportagem do Diário do Aço que, apesar dos momentos desafiadores de 2025, o clima de Natal permaneceu.
Foi um momento gostoso, de muito envolvimento dos sentimentos. Como crianças, alguns idosos esperam o Papai Noel, os presentes, e ficam felizes tanto quanto”.
A comemoração teve um momento especial no dia 13 de dezembro, quando o Lar recebeu um recital natalino promovido pelo médico Marco Aurélio Mergh Murer. A apresentação contou com teclado, violino e bailarinas.
Foi um momento encantador, inebriando o ambiente de paz, alegria e fraternidade. O Papai Noel também veio, completando a alegria dos acolhidos com presentes doados por voluntários”, relatou a presidente.
Enviada ao Diário do Aço
Uma das acolhidas, Graça Felício, de 84 anos, escolhe todos os anos bonecas de presente
Uma das acolhidas, Graça Felício, de 84 anos, escolhe todos os anos bonecas de presente Os presentes, segundo Maria Conceição, foram escolhidos pelos próprios idosos, respeitando desejos simples e cheios de significado. Tivemos pedidos como perfume Tabu, que é antigo, e foi difícil de achar, mas também perfumes, bonecas, e frango assado inteiro”, contou.
O almoço de Natal, no dia 25, também é um dos momentos mais aguardados pelos moradores. O cardápio tradicional é garantido, enquanto na noite do dia 24, na véspera, os idosos dormem mais cedo.
Bonecas
Entre as histórias que emocionam está a de Graça Felício, de 84 anos, que mora há 12 anos no Lar Paulo de Tarso, após ter passado muitos anos em outra instituição. Neste Natal, ela ganhou uma boneca. Ela colocou o nome da boneca de Catarina na hora que ganhou. Ela sempre pede bonecas, e coloca todas na cama”, relatou a presidente.
Maria Conceição também agradeceu a comunidade. Aproveitamos para agradecer toda a comunidade que sempre nos atendeu, fazendo-nos superar os desafios do ano”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















