22 de dezembro, de 2025 | 14:39
Fundação São Francisco Xavier celebra 56 anos
Wellington Silveira/Divulgação
Entre os destaques de 2025, a FSFX pontua a inauguração do novo Bloco Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha Unidade II e a revitalização dos quartos de internação da Unidade I
Entre os destaques de 2025, a FSFX pontua a inauguração do novo Bloco Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha Unidade II e a revitalização dos quartos de internação da Unidade IA Fundação São Francisco Xavier (FSFX) chega ao seu 56º aniversário, celebrado no dia 22 de dezembro. Ao longo do ano, a FSFX, juntamente com a FESFX (Fundação Educação São Francisco Xavier), investiu cerca de R$ 70,5 milhões em melhorias que impactam diretamente a vida de milhares de pacientes, estudantes e famílias atendidas por suas unidades. O Plano Diretor de Obras avançou, acompanhado de projetos de tecnologia da informação e de atualização do parque tecnológico, um movimento que garante equipamentos mais modernos, processos mais ágeis e atendimentos ainda mais resolutivos.
Entre os destaques de 2025, a FSFX pontua a inauguração do novo Bloco Cirúrgico do Hospital Márcio Cunha Unidade II, um marco para a capacidade de atendimento da região, e a revitalização dos quartos de internação da Unidade I, oferecendo mais conforto e privacidade aos pacientes. A implantação de um Data Center próprio trouxe mais segurança e estabilidade aos sistemas, enquanto o upgrade da ressonância magnética elevou o padrão de diagnóstico da Instituição. No Colégio São Francisco Xavier, a modernização chegou à terceira fase, garantindo espaços mais acolhedores e alinhados à educação do futuro.
Um novo ano
Para 2026, serão cerca de R$ 68 milhões de investimentos distribuídos em projetos que prometem transformar ainda mais a estrutura e a experiência de quem passa pela Instituição.
Estão no horizonte a substituição de um acelerador linear na Oncologia, a revitalização de 20 quartos de internação do HMC Unidade II e importantes adequações às legislações da Vigilância Sanitária. O parque tecnológico ganhará novos equipamentos de mamografia, de raio-x e a instalação de um segundo equipamento de Hemodinâmica, ampliando a capacidade de diagnósticos cardíacos e vasculares.
O cuidado também avança em outras frentes: o Centro de Odontologia Integrada dará início à primeira fase de revitalização, a Usisaúde ganhará uma unidade centralizada reunindo Atenção Primária, Call Center e área administrativa, e o Portal do Prestador trará mais transparência e agilidade para quem integra a rede. Na saúde digital, 2026 será marcado pela migração do ERP do HMC (Tasy) para a versão HTML5, melhorias no agendamento on-line e um grande projeto de Segurança da Informação.
Na educação, o Colégio São Francisco Xavier entra na quarta fase de modernização, que inclui a nova fachada da Ala C, revitalização da recepção infantil, playground para o ensino fundamental, horta pedagógica e uma sala de dança renovada.
Em um ano de tantas entregas, reconhecimentos e desafios superados, o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Ventorim, faz questão de deixar um agradecimento especial. Nada disso seria possível sem o empenho diário dos nossos colaboradores, o talento e dedicação do nosso corpo clínico, a parceria da imprensa, dos nossos prestadores de serviços e de todos que caminham conosco. Mas, acima de tudo, meu agradecimento vai para a comunidade, que confia no nosso trabalho e nos inspira a evoluir continuamente”, destaca o presidente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















