21 de dezembro, de 2025 | 06:00
Ipatinga promove formação gratuita sobre patrimônio cultural imaterial
Divulgação/PMI
Atividade aberta ao público encerra oficialmente as comemorações do Centenário do Congado do Ipaneminha
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), promove na próxima segunda-feira (22) a formação gratuita Patrimônio Cultural Imaterial: legislação, políticas públicas e desafios contemporâneos”. A atividade será realizada a partir das 9h, na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na rua Mariana, nº 119, no Centro.
Atividade aberta ao público encerra oficialmente as comemorações do Centenário do Congado do IpaneminhaAberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a formação encerra oficialmente a programação comemorativa do Centenário do Congado do Ipaneminha, reconhecido como bem cultural imaterial de Ipatinga, reforçando a importância da valorização, preservação e transmissão das tradições culturais no município. Qualquer pessoa interessada na temática do patrimônio cultural pode participar.
A formação será conduzida pela historiadora Michaela Cristina Santiago Mario, representante da RM Cultural, empresa que atua na prestação de serviços de assessoria e consultoria para habilitação de municípios nos programas ICMS Patrimônio Cultural, ICMS Turístico e ICMS Esportivo, além de atuar com projetos de preservação, restauração, elaboração de planos diretores e ações formativas.
Durante o encontro, serão abordados temas como as legislações de proteção do patrimônio cultural no Brasil, conceitos e instrumentos de salvaguarda do patrimônio imaterial, políticas públicas de proteção, patrimônio e direitos humanos, além dos desafios e riscos da preservação do patrimônio cultural. A programação inclui ainda reflexões sobre o patrimônio negro no Brasil e em Minas Gerais, a representatividade do Congado como patrimônio aineiro, roda de conversa e a dinâmica do mapa afetivo.
A palestrante é graduada em História, com ênfase em patrimônio cultural, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integra o Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA/UFJF) e é membro do Centro de Conservação da Memória da UFJF desde 2019. Atua como pesquisadora de políticas públicas culturais e programas de incentivo e é vencedora do prêmio Amigo do Patrimônio 2025”, com o trabalho Patrimônios Negros de Juiz de Fora”.
SERVIÇO
Formação: Patrimônio Cultural Imaterial: legislação, políticas públicas e desafios contemporâneos
Data: segunda-feira, 22 de dezembro
Horário: 9h às 12h
Local: Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares
Entrada: gratuita
Inscrição: não é necessária
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]













