20 de dezembro, de 2025 | 17:30

Tambor mineiro cada vez mais presente em Timóteo

Teuller Moraes/Divulgação
No encontro foi apresentado o single ''Cantando Alto''No encontro foi apresentado o single ''Cantando Alto''
A essência do tambor mineiro e a cultura afro-mineira deram o tom da oficina “Tambores Gerais”, realizada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Timóteo, no início do mês. A atividade integrou o projeto “Cantando Alto”, que lançou o single de mesmo nome, em julho deste ano, e exalta o som, a música, as histórias e as heranças “afrodiaspóricas” do povo negro.

A oficina foi ministrada pelo multiartista Wemerson Rodrigues Geleia e abordou os principais instrumentos da cultura afro-mineira, a importância do tambor para os povos do mundo inteiro, a ancestralidade e a espiritualidade. Também mereceu destaque o crescimento do reconhecimento do tambor mineiro no país, especialmente no Vale do Aço, por meio da atuação do Congado de São Sebastião de Timóteo e da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo, além do Grupo Valentinas, responsável por incentivar o estudo do instrumento desde 2013, quando foi criado. “Atualmente, no Vale do Aço, o tambor mineiro está cada vez mais presente, reverberando a cultura afro em espaços além da religiosidade, como espetáculos teatrais e musicais, e grande parte dos movimentos é estudado e tocado por mulheres”, frisou Geleia.

Luta e resistência
O single “Cantando Alto” pode ser ouvido em mais de 40 plataformas de streaming. A música é interpretada pelo Grupo Valentinas e sua composição é de autoria dos músicos Nívea Paula, Douglas Netto e Wemerson Rodrigues Geleia. Sem focar na dor e sofrimento, a canção enaltece a resiliência e a esperança de um povo, mostrando de forma crescente essa caminhada ancestral, onde o cantar se torna “instrumento de luta e resistência”. O link para ouvir a canção, basta acessar a bio do Instagram @valentinasgrupo.
Originado na cidade de Timóteo, em 2013, o Grupo Valentinas é formado pelos artistas Ari Andrade, Chrika de Oliveira, Douglas Netto, Geniane Vieira, Grendelly Novais, Halan Santos, Lucas Natureza, Nívea Paula e Geleia. Na gravação, a produção musical é de Junio Endrik e a coprodução e direção musical, de Geleia. O projeto é executado por meio do Edital SEMED nº 09/2024, categoria Circulação de Projetos Culturais da Subsecretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, em conformidade com a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do governo federal e Ministério da Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário