19 de dezembro, de 2025 | 09:36
Projeto Vem Pro Movimento, da Associação PACE3, recebe Prêmio do Esporte Mineiro
Divulgação
Atualmente, o projeto mantém cinco núcleos de atendimento em Ipatinga: Parque Ipanema, Bom Retiro, Ideal, Bela Vista e Canaã
Atualmente, o projeto mantém cinco núcleos de atendimento em Ipatinga: Parque Ipanema, Bom Retiro, Ideal, Bela Vista e CanaãCom informações da Assessoria de Imprensa
O projeto Vem Pro Movimento, desenvolvido pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer PACE3 e patrocinado pela Usiminas, recebeu o Prêmio do Esporte Mineiro na categoria Impacto Social e Inclusão. A premiação ocorreu quinta-feira (18), em Belo Horizonte, e reconhece iniciativas esportivas com alcance social em Minas Gerais.
Criado em 2020, o Vem Pro Movimento oferece aulas gratuitas de ginástica de condicionamento físico, com foco na corrida de rua, voltadas principalmente ao público adulto e idoso. O projeto atua com o lema Atividade física salva vidas” e tem como objetivo ampliar o acesso à prática orientada de exercícios físicos como estratégia de promoção da saúde e inclusão social.
Atualmente, o projeto mantém cinco núcleos de atendimento em Ipatinga: Parque Ipanema, Bom Retiro, Ideal, Bela Vista e Canaã. A metodologia também é aplicada em outras cidades mineiras, como Itabirito, Ouro Preto e Lagoa Santa, o que amplia o número de beneficiários atendidos.
Segundo a Associação PACE3, o patrocínio da Usiminas viabilizou a manutenção e a expansão das atividades desde o início do projeto. A iniciativa é estruturada em metodologia própria, baseada em quatro pilares, que orientam o atendimento e o acompanhamento dos participantes.
O coordenador de projetos esportivos da Associação PACE3 e um dos fundadores do projeto, Jovani Pires, afirmou que o prêmio reconhece o trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos anos e destacou a participação de profissionais envolvidos diretamente nas atividades, além da parceria com a Usiminas.
Já o presidente da Associação PACE3, Bernardo Marques, ressaltou que o reconhecimento estadual reforça o papel do esporte social como ferramenta de atenção primária à saúde por meio da atividade física.
Atendimento e resultados
Em 2025, o projeto atendeu mais de 700 alunos beneficiários. De acordo com os dados apresentados pela coordenação, foram registrados indicadores como redução de medidas corporais, perda de peso, diminuição de dores musculares e melhora da qualidade de vida. No mesmo período, o projeto fez mais de 10 palestras e ações multidisciplinares.Os alunos do Vem Pro Movimento participaram de mais de 30 provas esportivas ao longo do ano, somando mais de 650 participações e medalhas. Entre os resultados, há atletas beneficiários que lideram rankings regionais de corrida nas categorias 65+ e 70+, além da formação da segunda maior equipe de corrida do Vale do Aço. O projeto também registrou 200 alunos em uma única edição da Corrida do Aço e obteve resultados em provas estaduais e nacionais, incluindo distâncias de 21 quilômetros. Em 2024, um aluno do projeto conquistou o primeiro lugar na categoria 80+ na Volta Internacional da Pampulha.
Funcionamento
As atividades do Vem Pro Movimento ocorrem de segunda a sexta-feira, com aulas gratuitas às 6h30 e às 7h30, nos núcleos de Ipatinga. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo Instagram @pace3associacao.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















