19 de dezembro, de 2025 | 08:45

Lojistas projetam um dos melhores Natais dos últimos anos no Vale do Aço

Débora Anício
Quase 80% dos comerciantes decidiram aumentar o estoque de mercadorias de forma moderada ou significativaQuase 80% dos comerciantes decidiram aumentar o estoque de mercadorias de forma moderada ou significativa

Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

As promoções da Black Friday, feitas a partir da segunda quinzena de novembro, deram uma aquecida no comércio da região. A expectativa, conforme o Sindcomércio Vale do Aço, é que apesar de algumas pessoas terem optado pela antecipação das compras, as vendas do Natal não devem sofrer alteração na dinâmica.

“A Black Friday foi muito positiva para o comércio do Vale do Aço. Segundo um levantamento feito pela Fecomércio Minas, 67,9% das empresas mineiras venderam em 2025 igual ou mais comparado ao mesmo período do ano passado. A Black Friday é muito importante para o comércio, foi inserida no calendário de lojistas há mais de 10 anos, ela serve também como um termômetro para saber como serão as vendas do Natal”, afirma Emmanuel Franco, assessor jurídico do sindicato.

A entidade projeta que a semana entre os dias 18 e 24 de dezembro terá o principal pico de circulação nas lojas, sobretudo, devido ao horário estendido. “Alguns consumidores optam por já comprar na Black Friday as compras que fariam no Natal, no entanto, isso não atrapalha as vendas do Natal. A tendência de vendas é de um dos melhores natais dos últimos anos, já que o Sindcomércio também negociou um horário especial ampliado que contempla vários dias na antevéspera do Natal”, continua Franco.

Ticket médio estável
A avaliação preliminar do Sindcomércio aponta que o ticket médio do Natal tende a se manter estável ou levemente acima do registrado no ano passado em alguns segmentos.

“Outro levantamento realizado pelo Sindcomércio mostra que 66,4% das empresas já adotam novas tecnologias e estratégias digitais para melhorar a experiência e elevar o valor final da compra, ou seja, isso também vai impactar no ticket médio de uma maneira geral”, complementa o assessor jurídico.

Os segmentos como perfumaria, vestuário e brinquedos continuam entre os mais procurados. Eletroeletrônicos também devem ter uma boa venda.

“A gente sabe que existe um nicho que está sempre muito bem movimentado, que é o nicho da moda, calçados, acessórios, perfumaria. Também conforme a nossa pesquisa, 53,1% de lojistas acreditam que as vendas online vão crescer, vão representar de 20 a 50% o faturamento, o que reforça o desempenho de segmentos com boa procura. Eletrônicos também continuam bem e cresce também a participação de kits lembranças. De uma maneira geral, o comércio está muito bem preparado para o Natal”, finaliza Emmanuel.

Pesquisa
O estudo do sindicato também mostra que quase metade dos lojistas pretende ampliar o estoque de forma moderada (48,7%), enquanto 40,7% vão aumentar significativamente as compras para atender à demanda de fim de ano.

As estratégias de marketing estarão concentradas principalmente em promoções (42,5%) e descontos (31,9%), além de ações voltadas para melhorar a experiência do consumidor, reforçando a disputa pela preferência do cliente.

Apesar do otimismo com o movimento de fim de ano, os empresários demonstram preocupação com o cenário econômico. A inflação aparece como o principal desafio para 46,9% dos participantes, seguida pela concorrência acirrada (28,3%) e pelo aumento dos custos operacionais (23,9%).

Horário Especial – Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo

19 de dezembro (quinta e sexta): 9h às 20h
20 de dezembro (sábado): 9h às 17h
21 de dezembro (domingo): 9h às 13h
22 e 23 de dezembro (segunda e terça): 9h às 20h
24 de dezembro (quarta): horário normal de cada estabelecimento
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário