18 de dezembro, de 2025 | 16:59
HMC adota inteligência artificial na ressonância magnética para agilizar exames
Divulgação
Para os pacientes, os benefícios são percebidos na agilidade e na disponibilidade de horários para exames
Para os pacientes, os benefícios são percebidos na agilidade e na disponibilidade de horários para examesO Hospital Márcio Cunha incorporou inteligência artificial ao seu equipamento de ressonância magnética, com o objetivo de aprimorar a precisão e a agilidade dos exames, destacou a Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
A tecnologia adotada, Air Recon DL da GE, foi aplicada por meio de um upgrade no sistema Voyager de 1,5 Tesla, com investimento aproximado de 1 milhão de reais. O software utiliza inteligência artificial para reconstrução das imagens, reduzindo ruídos e artefatos, garantindo imagens mais nítidas e permitindo a redução do tempo dos exames entre 30% e 50%. Em 2026, a tecnologia também deve ser incorporada ao equipamento Pioneer de 3 Tesla.
Para os pacientes, os benefícios são percebidos na agilidade e na disponibilidade de horários para exames. Cristina Faleiro, gerente de Serviços de Diagnóstico do Hospital, afirma que a inteligência artificial torna a experiência mais confortável e eficiente, sem comprometer a qualidade. O médico especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Dr. Renato Milagres, acrescenta que a tecnologia aumenta a sensibilidade e especificidade diagnóstica, contribui para diagnósticos mais precisos e amplia a capacidade de atendimento da instituição, com alguns protocolos de exame com duração inferior a dez minutos.
O diretor técnico do Hospital Márcio Cunha, Alexandre Silva Pinto, explica que o investimento em inovação integra a estratégia da instituição e reforça o compromisso com qualidade assistencial e segurança para o paciente. Segundo ele, a incorporação da tecnologia melhora a nitidez das imagens, reduz ruídos, acelera os exames e aumenta a produtividade dos equipamentos, refletindo diretamente na segurança, eficiência e confiança no diagnóstico.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















