18 de dezembro, de 2025 | 16:41

Ipatinga conquista reconhecimento científico nacional em programa inovador na Educação

Divulgação
Relato de experiência da Secretaria Municipal de Educação sobre formação de gestores escolares é publicado na prestigiada revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Relato de experiência da Secretaria Municipal de Educação sobre formação de gestores escolares é publicado na prestigiada revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Está publicada na revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), a divulgação de um relato de experiência sobre o Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares da rede municipal de ensino de Ipatinga. O conteúdo aborda a articulação entre a prática educativa cotidiana e a produção acadêmica, com registro do programa desenvolvido no município, destacou o governo municipal.

O artigo tem como título “Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares: Um Percurso Formativo da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Ipatinga” e é assinado pelas assessoras de gestão escolar Juliana Viana de Melo Muniz, especialista em Gestão Escolar, e Simone Pereira dos Santos e Luciana Santana Melo Portela, ambas especialistas em Psicopedagogia Clínica e Institucional. O texto descreve o programa iniciado em 2024 e aprimorado em 2025 com a ação Gestão Escolar Transformadora (GET), detalhando aspectos relacionados à liderança nas escolas municipais, à gestão democrática, pedagógica, administrativa e relacional, com base em mentoria, escuta ativa e cultura colaborativa entre pares.

O percurso formativo adotou formato híbrido, com encontros presenciais, atividades sincronizadas e propostas em ambiente virtual. O público-alvo incluiu diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos, com registro de engajamento dos participantes e de encaminhamentos voltados à resolução de demandas do cotidiano escolar e à construção de ambientes participativos.

Gestores que participaram do programa relataram suas percepções sobre a experiência. “O curso foi maravilhoso! Eu acredito que esse formato de curso precisa ser expandido para os próximos anos. A formação da equipe diretiva e a oportunidade de trocar experiências é eficaz para uma boa gestão”, afirmou Ana Flávia de Souza Duarte Oliveira, da E.M. Pato Donald. “Percebi que nossa jornada se torna menos pesada quando compartilhamos nossas dúvidas e angústias com os colegas”, disse Douglas Vasconcelos, diretor-adjunto da E.M. Gercy Benevenuto.

Segundo Fernanda Reis, secretária de Educação, a publicação em revista científica de acesso aberto é um marco para o município, ao registrar a experiência como referência em formação continuada de gestores e em políticas educacionais desenvolvidas na rede municipal, com impactos diretos no ensino público. O artigo completo está disponível na revista Cadernos da Pedagogia.

Acesse o artigo completo no link www.cadernosdapedagogia.ufscar.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário