18 de dezembro, de 2025 | 09:46
Itabira decreta situação de emergência após dano causado pela chuva
A administração municipal de Itabira, no Médio Piracicaba, decretou situação de emergência nesta quarta-feira (17) em razão dos danos provocados pela forte chuva que atingiu o município. A medida tem validade de 180 dias e foi adotada após o registro de alagamentos, deslizamentos de terra, destelhamentos, danos em imóveis e interdições de vias.Entre os principais prejuízos, o município informou a destruição parcial do telhado do CMEI Maria Torres Horta, rompimentos de redes pluviais e de esgoto em pontos como a avenida Luiz Lott e as ruas da Vargem, Pássaro Verde e Gaivota, além de deslizamentos de taludes com risco estrutural. Também foram registrados alagamentos de residências, queda de árvores, danos à rede elétrica e comprometimento de vias, incluindo trechos da MG-462.
Com o decreto, fica autorizada a mobilização de órgãos municipais para atuação integrada, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em ações de resposta, reabilitação e reconstrução. A medida permite ainda, em situações de risco iminente, o acesso de agentes públicos a imóveis para prestar socorro ou determinar evacuação, além do uso temporário de propriedades particulares, conforme previsto na Constituição Federal. Também estão dispensados os processos licitatórios para aquisição de bens e serviços necessários ao atendimento da emergência.
A Defesa Civil contabilizou 115 atendimentos relacionados a destelhamentos, danos estruturais, alagamentos e queda de árvores. Desde o dia 13 de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou atendimentos às famílias atingidas. Seis famílias chegaram a ficar desalojadas, mas retornaram às residências após a limpeza dos imóveis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















