Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

17 de dezembro, de 2025 | 14:36

Estádios recebem visita técnica para implementação do impedimento semiautomático

Reinaldo Campos/Santos FC
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue empenhada na implementação do impedimento semiautomáticoA Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue empenhada na implementação do impedimento semiautomático

Com informações da CBF

A empresa Genius, contratada para implantar a nova tecnologia no Brasil, já iniciou a visitação dos estádios da Série A. Até esta terça-feira (16), nove arenas já receberam a equipe da empresa. Esta é a primeira fase do trabalho, com análises para definir onde e como os equipamentos serão instalados. Na sequência, CBF e Genius darão início à fase de testes.

No fim de novembro, os estádios Nilton Santos, Maracanã, São Januário, MorumBIS, Arena Barueri e Neo Química Arena foram visitados. Nesta terça-feira (16), a Vila Belmiro recebeu a equipe da Genius. Ainda em dezembro mais sete estádios serão vistoriados: Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena, Barradão, Arena Fonte Nova e Couto Pereira.

Em Doha, onde acompanhou a cerimônia do prêmio FIFA The Best, o presidente da CBF, Samir Xaud, destacou a importância dessa tecnologia para o futebol brasileiro.

“A implementação do impedimento semiautomático é um passo importante para tornar o futebol mais justo e preciso. Acredito que a tecnologia, quando bem aplicada, fortalece o jogo e valoriza ainda mais o espetáculo. Por isso, já iniciamos esse processo com o objetivo de viabilizar o uso dessa ferramenta no começo do Campeonato Brasileiro", disse.

Netto Góes, vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol e presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem, estabelecido pela CBF em novembro deste ano, analisou o início do trabalho da Genius.

“A partir de agora, iniciamos uma etapa decisiva: sair do planejamento e avançar para a prática. Em cooperação direta com os clubes e com as federações estaduais, começamos a ajustar e organizar as visitas técnicas aos estádios que irão receber o sistema de impedimento semiautomático em 2026. Esse alinhamento é essencial para garantir que a implementação aconteça de forma responsável, segura e dentro dos padrões técnicos exigidos", afirmou.

“Essa iniciativa também está totalmente conectada com a diretriz de gestão do presidente Samir, que tem como base a modernização, a cooperação e o fortalecimento das estruturas do futebol brasileiro”, completou.

Quem também destacou a relevância da implementação do impedimento semiautomático foi o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.
“A chegada do impedimento semiautomático no Brasil é muito bem vista por todos nós. O presidente Samir foi muito assertivo ao nos proporcionar este implemento já para a próxima temporada e o melhor, estamos falando de uma das melhores empresas do mundo, a Genius Sports, que atende a Premier League desde que a FIFA liberou tal tecnologia", disse.

A Genius seguirá com as visitas técnicas em janeiro, quando irá aos seguintes estádios: Beira-Rio, Allianz Parque, Arena do Grêmio, José Maria de Campos Maia, Baenão e Arena Condá. A previsão é que a tecnologia seja implementada no início da Série A do Brasileirão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário