16 de dezembro, de 2025 | 17:30

Ipatinga atualiza Cadastro Único no Empreendimento Nova Esperança

Divulgação
O Setor do Cadastro Único está instalado dentro do próprio empreendimento para facilitar o acesso da populaçãoO Setor do Cadastro Único está instalado dentro do próprio empreendimento para facilitar o acesso da população
A Secretaria Municipal de Planejamento de Ipatinga, promove nesta terça e quarta-feira, dias 16 e 17, a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias residentes no Empreendimento Nova Esperança. A ação, que ocorre das 7h às 17h, com atendimento diretamente no condomínio, tem como objetivo garantir que as famílias beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) não percam direitos sociais, como descontos nas prestações habitacionais junto à Caixa Econômica Federal e o acesso a benefícios dos governos federal e municipal.

Conforme a administração municipal, a falta de atualização do Cadastro Único pode resultar na suspensão ou até no cancelamento desses benefícios. O governo local ainda acrescenta que muitas famílias estão com o cadastro desatualizado em razão de mudanças na composição familiar, como nascimento ou falecimento de membros, o que impacta diretamente na manutenção dos auxílios sociais.

"Por isso, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e do setor de Habitação, com apoio de assistentes sociais, estão mobilizadas no local para realizar o recadastramento, a atualização de dados e também o cadastro de famílias que ainda não fazem parte do sistema", salienta a administração.

O Setor do Cadastro Único está instalado dentro do próprio empreendimento para facilitar o acesso da população. A Prefeitura reforça a importância de manter o cadastro sempre atualizado, evitando prejuízos e garantindo a continuidade dos benefícios sociais.

Documentos necessários

Para o atendimento, é indispensável a apresentação dos seguintes documentos:
CPF e documento de identidade de todas as pessoas da residência;
Comprovante de endereço, sendo aceitos apenas conta de luz ou declaração da Unidade Básica de Saúde (UBS);
Título de eleitor para todos os moradores maiores de 18 anos;
Carteira de trabalho de todos os moradores maiores de 18 anos, mesmo que não estejam trabalhando;
Certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento (para casados) ou certidão de divórcio (para divorciados);
Comprovante de renda, como contracheque, extrato bancário, seguro-desemprego, aposentadoria, pensão ou benefício BPC/LOAS;
Declaração escolar recente para todas as pessoas menores de 18 anos, incluindo crianças matriculadas em creche;
Certidão de óbito, em caso de falecimento de algum integrante da composição familiar;
Documento de guarda da criança, quando os pais não estiverem no mesmo Cadastro Único (pais divorciados);
Laudo médico, nos casos em que haja pessoa com deficiência na família.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário