15 de dezembro, de 2025 | 15:10

Inmet atualiza alerta de chuva intensa para o Vale do Aço

Matheus Valadares
Várias localidades da região resgistram chuva na tarde desta segunda-feiraVárias localidades da região resgistram chuva na tarde desta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta segunda-feira (15), que coloca o Vale do Aço entre as regiões que podem receber chuva intensa. O aviso é válido até quarta-feira (17), às 10h.

Conforme o órgão, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ter ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Por volta das 15h desta segunda, a chuva retornou ao Vale do Aço. Na sexta-feira (12) e domingo (14), ela deixou rastros de destruição, principalmente em Ipatinga, com queda de árvores e interrupção do fornecimento de energia e pontos de alagamento na cidade, o que complicou o trânsito.

Informações oficiais
De acordo com os dados dos pluviômetros em menos de 24 horas, a região do Limoeiro registrou o maior volume, com 67,2 milímetros de chuva em Ipatinga, no último domingo. Em seguida, veio a região do Bethânia, com 59,8 milímetros, e a região do Bom Jardim, com 35,4 milímetros.

A Defesa Civil Municipal informa que os bairros Limoeiro e Bethânia foram os mais afetados em termos de volume de precipitação, contribuindo para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos de árvores e cortes de fios elétricos, que comprometeram o fornecimento de energia em diversas residências.

As rajadas de vento registradas por volta das 16h30 de domingo (14) chegaram a 50 km/h no bairro Bom Retiro e a 42 km/h no Cariru.

Instruções
Em caso de rajadas de vento, é sugerido que o cidadão não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Também é recomendado observar alteração nas encostas, permanecer em local abrigado, e em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário