15 de dezembro, de 2025 | 15:45
Filme destaca culinária típica na rota que vai ao Pico da Ibituruna
O curta-metragem Sabores da Montanha e do Vale”, dirigido pela jornalista Liliane Ambrósio, com estreia em dezembro, apresenta um retrato da cultura e da culinária mineira a partir de uma perspectiva valadarense. A produção conecta o cotidiano dos produtores rurais, o movimento da feira livre, as técnicas da cozinha mineira e a paisagem do Pico da Ibituruna, um dos cartões-postais mais importantes da cidade.A feira popular é o ponto de partida da narrativa. A equipe acompanha o chef Guilherme Matias em uma imersão pelos ingredientes, histórias e saberes que brotam da terra. Em contato direto com produtores locais, o filme evidencia como o trabalho, o cuidado e a tradição moldam os sabores que caracterizam a culinária de Minas Gerais.
O roteiro segue até o Pico da Ibituruna, onde cozinheiros locais mostram pratos típicos que conectam gastronomia e paisagem. A obra também visita a premiada Queijaria Ribeiro Fiorentini, referência local na produção de queijos artesanais. Lá, o curta revela como a técnica dialoga com a tradição e transforma o queijo mineiro, um patrimônio cultural do Estado, em verdadeiro ícone.
Produzido por meio da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Governador Valadares, Sabores da Montanha e do Vale” destaca a força da produção audiovisual independente e valoriza histórias que compõem a identidade cultural da região. Com 16 minutos de duração, o filme apresenta olhares e personagens que vivem diariamente a realidade retratada, da feira ao campo, do fogão ao pico. A atração pode ser conferida no no Minas Play, plataforma de streaming mineira. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado em celulares com sistemas Android e iOS ou mesmo acessado na televisão. Mais informações sobre o projeto: @tembasecanal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















Brinde
15 de dezembro, 2025 | 17:00Filho da minha prima está cultivando uma casta de uvas para produzir vinho na propriedade encastelada no alto do Ibituruna.”