15 de dezembro, de 2025 | 15:15

Projeto aprovado na ALMG autoriza a criação da Fototeca Estadual

Guilherme Dardanhan/ALMG
Matéria aprovada em plenário prevê a preservação de diversificado conjunto de imagens fotográficas que contam a história do EstadoMatéria aprovada em plenário prevê a preservação de diversificado conjunto de imagens fotográficas que contam a história do Estado
Durante reunião extraordinária de plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na primeira quarta-feira do mês (3/12), foi aprovado de forma definitiva, em segundo turno, o projeto de lei (PL) 2.803/2024, que autoriza o Poder Executivo a criar a Fototeca Estadual de Minas Gerais. De autoria da 1ª vice-presidenta da ALMG, deputada Leninha (PT), o projeto foi aprovado na forma do vencido em 1° turno.

O texto também propõe acréscimo à Lei 11.726, de 1994, que sugere a inserção de ações dirigidas à conservação de imagens e acervos fotográficos relevantes para a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade mineira. De acordo com a deputada, a criação da Fototeca Estadual de Minas Gerais visa à preservação de um vasto e diversificado conjunto de imagens fotográficas que contam a história do povo mineiro. Para ela, a preservação da memória cultural e histórica de um estado é um dever essencial do Poder Público e a salvaguarda desse passado é uma garantia para as futuras gerações.

A deputada acrescentou, também, que a criação dessa fototeca vai proporcionar um espaço dedicado à preservação, catalogação e divulgação do acervo fotográfico para trabalhos de pesquisa da sociedade civil e das instituições públicas. “Tais trabalhos ajudam a compreender a história coletiva deste estado e a nossa identidade, parte essencial para a elaboração do senso de pertencimento da população com o território”, sustentou. Após aprovada a redação final, o projeto será enviado à sanção do governador. (Com assessoria da ALMG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Verdade

15 de dezembro, 2025 | 16:23

“Trabalhar que o bom nada,agora inventar projetos de lei para guardar foto,tá brincadeira devia aprovar projetos para ajudar os mineiros.”

Envie seu Comentário