15 de dezembro, de 2025 | 12:41
Ações integradas asseguram controle e atendimento após chuvas em Ipatinga
Divulgação
Volume de até 67,2 mm em menos de 24 horas exigiu mobilização das equipes e resposta rápida às ocorrências
Volume de até 67,2 mm em menos de 24 horas exigiu mobilização das equipes e resposta rápida às ocorrênciasA administração de Ipatinga, por meio da Defesa Civil, divulga o balanço atualizado das chuvas que atingiram o município nos últimos dias, com destaque para as ocorrências registradas neste domingo, dia 14 de dezembro. Todas as demandas foram prontamente atendidas, e a segunda-feira (15/12) começou sem alterações significativas no plantão.
De acordo com os dados dos pluviômetros em menos de 24 horas, a região do Limoeiro registrou o maior volume, com 67,2 milímetros de chuva. Em seguida, veio a região do Bethânia, com 59,8 milímetros, e a região do Bom Jardim, com 35,4 milímetros.
Os bairros Limoeiro e Bethânia foram os mais afetados em termos de volume de precipitação, contribuindo para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos de árvores e cortes de fios elétricos, que comprometeram o fornecimento de energia em diversas residências.
As rajadas de vento registradas por volta das 16h30 de domingo (14) chegaram a 50 km/h no bairro Bom Retiro e a 42 km/h no Cariru.
Trabalho sincronizado
A administração municipal segue monitorando a situação de perto, com mobilização total das equipes. A Cemig foi acionada para restabelecer a energia nos locais afetados, enquanto a Defesa Civil realiza orientação e acompanhamento das ocorrências. A Infrater foi mobilizada para a limpeza de entulhos, e agentes de trânsito atuam na sinalização das áreas, garantindo segurança às equipes em campo.
Divulgação
Durante o final de semana, uma força-tarefa foi mobilizada para normalizar os pontos afetados por alagamentos e quedas de árvores em diferentes regiões da cidade
Durante o final de semana, uma força-tarefa foi mobilizada para normalizar os pontos afetados por alagamentos e quedas de árvores em diferentes regiões da cidadeA atuação integrada dos órgãos competentes garantiu resposta rápida, eficaz e sincronizada. Logo que a chuva aconteceu, na sexta-feira, foi feito todo o monitoramento da cidade, identificando as situações prioritárias. A prioridade inicial foi a desobstrução das vias primárias, como entradas e saídas da cidade, hospital e aeroporto, e conseguimos sanar essas pendências ainda no mesmo dia. No sábado, entramos com todo o efetivo nos trabalhos secundários, atuando nos bairros e realizando a desobstrução de ruas. Com a chuva de domingo, também agimos de forma rápida nos locais onde houve novas ocorrências”, explica o secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã, Júlio César Teodoro.
Força-tarefa
Durante o final de semana, uma força-tarefa foi mobilizada para normalizar os pontos afetados por alagamentos e quedas de árvores em diferentes regiões da cidade. Os trabalhos prosseguem pelos próximos dias e contam com o apoio de 33 caminhões (carroceria, basculante, compactador, munck e hidrojato), um triturador de galhos, cinco máquinas, entre pás carregadeiras e retroescavadeiras, além de aproximadamente 200 profissionais envolvidos diretamente nas ações.
O nosso foco é garantir a limpeza das vias, a liberação de ruas nos bairros mais afetados, dando suporte às demais frentes de trabalho e reduzindo os transtornos para a população. As equipes seguem mobilizadas e atuando de forma contínua”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, Reginaldo Soares.
Previsão
Para esta segunda-feira (15), a previsão meteorológica indica a continuidade das chuvas, com acumulados estimados entre 40 e 60 milímetros, válidos até as 10h de terça-feira (16). Já a tendência para o período de 16 a 18 de dezembro aponta volumes ainda mais elevados, entre 60 e 80 milímetros, conforme dados do SIMGE/IGAM.
A Defesa Civil permanece em estado de alerta, monitorando áreas de risco e pronta para atender novas demandas. Mesmo com a previsão de mais chuvas, a situação permanece sob controle, com todas as medidas necessárias sendo adotadas para garantir a segurança da população e a continuidade dos serviços essenciais.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia também
-Chuva forte causa mais estragos em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















