11 de dezembro, de 2025 | 10:43
Coronel Fabriciano faz novo levantamento para monitorar nível de infestação do mosquito da dengue
Informações da Prefeitura de Coronel FabricianoA Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância em Saúde, está realizando nesta semana o 4º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação ocorre entre os dias 8 e 13 de dezembro e mobiliza uma força-tarefa formada por 17 Agentes de Endemias e 25 Agentes Sanitários, que percorrem bairros da cidade para vistoriar imóveis e orientar os moradores.
Para este ciclo, a estimativa é de que 1.740 imóveis sejam vistoriados. O LIRAa é uma metodologia rápida e eficiente que permite identificar os pontos com maior presença de focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, possibilitando ações direcionadas e preventivas.
Ao longo do ano de 2025, Coronel Fabriciano já realizou três ciclos do levantamento.
Os resultados foram:
Janeiro: 3,8%Junho: 4%
Agosto: 1,2%
Os índices reforçam a importância da participação da população, especialmente no período chuvoso, quando a proliferação do Aedes aegypti aumenta.
Adelson Arruda, Coordenador do Setor de Controle de Zoonoses e Endemias da Prefeitura de Coronel Fabriciano, ressalta a importância da realização do LIRAa.
É através do resultado desse levantamento que os trabalhos de combate ao mosquito transmissor das arboviroses são direcionados. Uma vez apontada as regiões com maior infestação do Aedes Aegypti, as atividades de intensificação no combate são concentradas nos locais com maiores índices. São realizados, a partir daí, mutirões de limpeza, orientações aos moradores, borrifação de inseticida com bombas costais e fumacê”.
A Vigilância em Saúde lembra que a eliminação de água parada é a principal forma de prevenção. Pequenas atitudes, como tampar caixas dágua, manter quintais limpos e descartar corretamente recipientes que possam acumular água, contribuem diretamente para a redução dos focos do mosquito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















