11 de dezembro, de 2025 | 08:50

No Dia Nacional das Apaes, presidente destaca importância da associação em Timóteo

Enviada ao Diário do Aço
Apae de Timóteo atende cerca de 280 pessoas Apae de Timóteo atende cerca de 280 pessoas

Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Timóteo, localizada na avenida Efigênia Pereira Bitencourt, 275, no bairro Timirim, atende cerca de 280 pessoas até 65 anos de idade. Funcionando há 40 anos, a instituição oferece educação especial, assistência social, serviços de saúde e atividades esportivas especializadas.

No Dia Nacional das Apaes, comemorado nesta quinta-feira (11), a presidente da Apae de Timóteo, Vânia Lamas, concedeu entrevista à reportagem do Diário do Aço e destacou as ações que ajudam pessoas com deficiência a se integrarem à sociedade.

No próximo ano, a entidade passará a ofertar turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Atualmente, mantém turmas da educação infantil e do ensino fundamental do 1º ao 5º ano. Já a assistência social ocorre principalmente por meio do Centro-Dia, destinado às pessoas de 18 a 59 anos, promovendo atividades relacionadas ao corpo e movimento, tecnologias assistivas, convivência e participação social.

Reabilitação
Na área da saúde, a Apae oferece atendimento clínico pelo serviço de reabilitação da deficiência intelectual por meio do Serdi (Serviços de Reabilitação da Deficiência Intelectual), com especialidades como neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. Já o esporte especializado mostra que atividades individuais e coletivas têm gerado resultados expressivos.

A parceria vem de empresas, escolas, universidades e órgãos públicos. A instituição participa de editais, apresenta projetos e mantém práticas de transparência. Neste ano, planeja novas iniciativas, como o projeto Crescer – Reabilitação Assistida por Cavalos, com a equoterapia. Ao jornal, Vânia contou que o serviço começará a ser ofertado em dezembro. Aulas de natação voltadas para pessoas autistas também estão sendo planejadas.

Movimento apaeano
Vânia destacou que o movimento apaeano sempre buscou a integralidade da pessoa com deficiência nos mais diversos espaços, seja na educação, no convívio familiar, no mercado de trabalho, ou na cultura, no esporte, e no lazer.
Diário do Aço
Delma Ferreira Souza Barbosa e o filho, Mateus Souza BarbosaDelma Ferreira Souza Barbosa e o filho, Mateus Souza Barbosa


“Entendemos que também precisamos dar espaços às famílias, que muitas vezes não sabem como caminhar, e acabam ficando perdidas nesse processo. Temos um trabalho em que os pais estudam, conhecem a legislação, os serviços que podem buscar e a rede de apoio, além de receberem acolhimento”.

Ela também mencionou que o primeiro passo para a sociedade contribuir com essa causa é reconhecer que esse grupo precisa de acolhimento, e que são sujeitos com desejos e sonhos. “Além de ter a forma voluntária de se manifestar para contribuir com algum serviço. Até mesmo em uma feijoada beneficente que fazemos a sociedade pode responder positivamente, comprando nosso produto que é ofertado”, concluiu.

Segunda casa
Delma Ferreira Souza Barbosa é mãe de Mateus Souza Barbosa, que tem 10 anos, foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é atendido pela entidade. Para Delma e o filho, o lugar é como se fosse uma segunda casa.

“O Mateus desenvolveu muito na fala, na interação. Na escola tira notas boas. Reduziu a agressividade e as crises. Ele gosta daqui mesmo, quer ficar o dia todo. E eu falo: ‘não pode’. É uma segunda casa para a gente”, relatou.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário