10 de dezembro, de 2025 | 16:27
Timóteo recebe doses da vacina contra vírus sincicial respiratório
Divulgação
Após cerca de duas semanas da aplicação da vacina na gestante, os anticorpos atravessam a placenta e chegam ao feto
Após cerca de duas semanas da aplicação da vacina na gestante, os anticorpos atravessam a placenta e chegam ao fetoO município de Timóteo já recebeu 237 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório, todas distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A iniciativa marca um passo importante na prevenção de doenças respiratórias graves que afetam principalmente os recém-nascidos, como a bronquiolite e a pneumonia, que podem comprometer a saúde dos bebês nos primeiros meses de vida, destacou o governo local.
A imunização do bebê é feita por meio da mãe. Após cerca de duas semanas da aplicação da vacina, os anticorpos atravessam a placenta e chegam ao feto, conferindo proteção contra o vírus sincicial respiratório.
A vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sendo recomendada a aplicação até 15 dias antes do nascimento do bebê. Dessa forma, garante-se que o recém-nascido já venha ao mundo com imunidade protetora contra doenças respiratórias graves.
Para receber a vacina, basta que a gestante esteja dentro do período indicado. O médico responsável pode orientar e encaminhar a paciente para a sala de vacinação mais próxima.
A secretária municipal de saúde e qualidade de vida, Érica Ferreira, reforçou a relevância da imunização. Estamos diante de uma oportunidade única de proteger nossos bebês desde a gestação. A vacina contra o vírus sincicial respiratório é uma ferramenta segura e eficaz para reduzir os riscos de bronquiolite e pneumonia, que são doenças graves nos primeiros meses de vida”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















