09 de dezembro, de 2025 | 17:19
Definido horário especial de Natal para o comércio de Ipatinga
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci) e o Sindcomércio Vale do Aço chegaram a um acordo sobre o horário das lojas de rua em Ipatinga durante o período natalino. O horário especial começa a valer na próxima semana, conforme divulgado pelo Seci.
O comércio de Ipatinga deve seguir o seguinte horário: 18 e 19 (quinta e sexta-feira), das 9h às 20h; 20 (sábado) 9h às 17h; 21 (domingo), das 9h às 13h; 22 e 23 (segunda e terça-feira), das 9h às 20h;
24 (quarta-feira), das 9h às 19h.
Embora o horário tenha ficado parecido com o dos anos anteriores, desta vez os empregados reivindicavam a compensação emendando o feriado de Ano Novo. A categoria queria folga após o Réveillon, para emendar o feriado com a sexta, dia 2 e o sábado, dia 3, mas a classe patronal não aceitou fechar o comércio três dias direto. O Seci insistiu e a Convenção Coletiva quase não fechou por causa dessa discordância e também por causa do domingo e da véspera do Natal, que eles queriam funcionar até mais tarde”, explica o diretor do Seci, Ademir Francisco Lopes.
Mas no fim, a avaliação do acordo é positiva. Garantimos os direitos dos comerciários, como intervalo para almoço, lanche especial, remuneração extra no domingo e as folgas. Se o Seci não negociasse essas questões, os comerciários seriam ainda mais sacrificados nessa época”.
Como compensação para as horas extras realizadas nesse período e nas outras datas comemorativas deste ano, os comerciários terão folga remunerada no dia 26/12 até às 13h, no dia 2/1/26 e no carnaval, com o retorno do expediente só na quinta-feira, após a Quarta-feira de Cinzas.
A Convenção Coletiva de Natal 2025 pode ser acessada na íntegra no site www.seci.com.br.
Outras cidades
Na última semana, Coronel Fabriciano e Timóteo já haviam consolidado o horário especial, definido em acordo entre o Sindcomércio Vale do Aço e o Secteo.
Para o presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, José Maria Facundes, a definição conjunta garante previsibilidade ao setor e melhora a capacidade de atendimento em um dos períodos mais movimentados do ano. Firmar o horário especial de Natal reforça o compromisso do comércio em atender bem o consumidor e, ao mesmo tempo, impulsionar a economia local. Também, o horário unificado facilita a divulgação para as empresas que possuem lojas nas três cidades, ajudando no planejamento e na comunicação com seus clientes”, afirma.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















