09 de dezembro, de 2025 | 16:09

Santana do Paraíso lança Serviço de Inspeção Municipal

Divulgação
O Selo SIM é o certificado que atesta a qualidade e a segurança sanitária de produtos como carnes, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados O Selo SIM é o certificado que atesta a qualidade e a segurança sanitária de produtos como carnes, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi lançado em Santana do Paraíso, no início da semana, em cerimônia que reuniu produtores rurais e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Consaúde). Com a certificação, os produtores locais passam a contar com mais competitividade, contribuindo para a geração de renda, a profissionalização e o desenvolvimento econômico do município. As informações foram divulgadas pela administração municipal.

O Selo SIM é o certificado que atesta a qualidade e a segurança sanitária de produtos como carnes, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados. Com a implementação do serviço, os produtores passam a dispor da regulamentação necessária para atuar dentro das normas sanitárias vigentes, oferecendo mais confiança ao consumidor e ampliando as possibilidades de comercialização. “O Selo SIM é um avanço importante para Santana do Paraíso no que diz respeito às políticas públicas de fomento à agricultura familiar, passando por todos os âmbitos, como saúde pública e desenvolvimento econômico. Ele garante alimentos mais seguros para a população e abre novas oportunidades para os produtores que querem crescer e se formalizar”, afirmou o prefeito Bruno Morato (Avante).

A fiscalização e certificação ficará a cargo do Consaúde. Durante o evento, equipes técnicas do consórcio apresentam o passo a passo para a formalização, explicam os critérios de avaliação e esclarecem dúvidas dos produtores presentes. A partir de agora, o SIM passa a funcionar oficialmente, e o processo de adesão poderá ser iniciado pelos produtores que desejam regularizar sua produção. Com o lançamento, Santana do Paraíso passa a integrar os municípios consorciados que atuam na fiscalização e certificação de produtos de origem animal, ampliando o controle sanitário e garantindo mais qualidade e segurança para os consumidores.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário