09 de dezembro, de 2025 | 17:15
Oficina gratuita de dança na escola de artes cênicas de Ipatinga
A Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) recebe, nesta quarta (10) e quinta-feira (11), das 19h às 21h, uma oficina gratuita de criação em dança com a diretora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Thereza Rocha, uma das principais pesquisadoras da dramaturgia da dança contemporânea no país. A atividade é aberta à comunidade, dispensa inscrição prévia e integra o projeto Roda Cultural, realizado pelo Hibridus Dança Pontão de Cultura, com recursos da Prefeitura de Ipatinga por meio de emenda impositiva ao orçamento municipal.Com forte atuação no diálogo entre corpo, linguagem e processos de criação, Thereza propõe uma oficina voltada à experimentação, à composição e ao pensamento dramatúrgico da dança”, anuncia a assessoria do projeto. A oficina é aberta à participação de artistas, estudantes, agentes culturais e interessados em práticas de criação, independentemente de nível técnico ou experiência prévia.
Além de conduzir a oficina, Thereza Rocha está em residência na cidade como diretora de Ornitorrinco”, novo trabalho do grupo Hibridus, com estreia marcada para os dias 30 e 31 de janeiro de 2026, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. A ação formativa integra um ciclo de qualificações promovido ao longo do ano pelo Roda Cultural, que trouxe a Ipatinga consultorias especializadas com três profissionais de destaque nacional: Rosa Hercóles (PUC-SP), em dramaturgia; Rita Aquino (UFBA), em mediação cultural; e Verusya Correia (Festival de Dança de Itacaré/BA), em curadoria. As atividades beneficiaram agentes culturais locais, alunos da EMAC e a comunidade, ampliando repertórios e fortalecendo a formação continuada no território”, informa a produção.
O projeto também realizou a estruturação do Espaço Hibridus, que passou a ser reconhecimento como Pontão de Cultura”, com a aquisição de equipamentos permanentes essenciais para atividades formativas, ensaios e apresentações: projetor multimídia, linóleo, tatame, bebedouro, microfones auriculares profissionais e climatizador/umidificador. A melhoria da infraestrutura contribui para qualificar a atuação do espaço como estúdio de criação e centro de formação”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















