08 de dezembro, de 2025 | 06:03

Martins Soares tem novos prefeito e vice-prefeito

Os novos administradores municipais foram eleitos com 51,67%dos votos válidos

Divulgação/Prefeitura
Os políticos que tinham sido eleitos anteriormente, em Martins Soares, tiveram seus mandatos cassados por abuso do poder econômico e poder político em práticas vedadas no período eleitoralOs políticos que tinham sido eleitos anteriormente, em Martins Soares, tiveram seus mandatos cassados por abuso do poder econômico e poder político em práticas vedadas no período eleitoral

Os eleitores de Martins Soares, na Zona da Mata de Minas, voltaram às urnas neste domingo (7), para escolher novos prefeito e vice-prefeito do município. Os políticos que tinham sido eleitos anteriormente tiveram seus mandatos cassados por abuso do poder econômico e poder político em práticas vedadas no período eleitoral.

Foram eleitos José Santana Emerick (PSDB) e Márcia Pires Mota (PSDB), que concorreram pela Coligação Cuidando da Nossa Gente, composta pela Federação PSDB/Cidadania e o partido PSD, que obtiveram 3.151 votos, sendo eleitos com 51,67% dos votos válidos. Os novos dirigentes municipais vão comandar o município até dezembro de 2028.

Os outros candidatos, Michell Bahia Dutra Emerick (MDB) e Renata Kelle Assis Dutra (MDB), que concorreram pela Coligação Unidos por Martins Soares: Paz, União e Honestidade, formada pelos partidos Republicanos, PDT, MDB, Mobiliza, Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV, tiveram 2.947 votos, sendo 48,33% dos votos válidos.

Compareceram às urnas 6.306 eleitoras e eleitores, dum total de 8.088, o que representa 77,97% do eleitorado apto a votar do município. O percentual de abstenção ficou em 22,03% (1.782 eleitores). Foram registrados 109 votos em branco (1,73% do total de votos) e 99 votos nulos (1,57%).

A eleição transcorreu em clima de tranquilidade, com a votação sendo encerrada às 17 horas, não havendo necessidade de substituição de urnas eletrônicas nas vinte e cinco seções eleitorais, que funcionaram nos quatro locais de votação do município. A totalização dos votos foi encerrada às 19 horas.

Justificativa

Os eleitores de Martins Soares que não compareceram às urnas neste domingo têm até o dia 5 de fevereiro de 2026 - 60 dias após a eleição – para justificarem sua ausência. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, no Autoatendimento Eleitoral ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral do estado.

Diplomação

A diplomação dos candidatos eleitos será marcada pelo Juízo Eleitoral da 168ª Zona de Manhumirim, a qual pertence o município de Martins Soares, devendo ocorrer até o dia 29 de dezembro de 2025.

Histórico

Em Martins Soares, o prefeito Paulo Sérgio Pereira (PSDB) e o seu vice, Alex Sandro Franco de Andrade (PSDB), tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral em razão da condenação por abuso de poder político e econômico e prática de condutas vedadas pela legislação eleitoral, durante a campanha para as eleições. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi proposta pelos partidos MDB, PT e PDT, sob a alegação de condutas ilícitas durante a campanha para as eleições municipais de 2024.

Martins Soares é o terceiro município de Minas Gerais a realizar eleição suplementar neste ano de 2025, porém é o primeiro que faz em razão da cassação do prefeito. Nos dois anteriores – Guapé (6/7) e São José da Varginha (3/8) -, o novo pleito ocorreu em razão do indeferimento do registro do candidato a prefeito mais votado nas urnas. (Com informações da Secretaria de Comunicação Social TRE-MG)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário