07 de dezembro, de 2025 | 11:18
Prefeito de Periquito é detido na BR-458, em Ipatinga, por porte ilegal de arma
O prefeito de Periquito, José de Oliveira Flor, de 58 anos, foi preso na noite de sexta-feira (5/12) por porte ilegal de arma. A abordagem policial ocorreu no Km 144 da rodovia BR-458, nas proximidades do bairro Castelo, em Ipatinga. O político pagou a fiança e foi liberado em seguida.Conforme apurou o Diário do Aço junto a fonte ligada a Polícia Militar, ele era passageiro de uma caminhonete Ford Ranger, de cor prata. Os militares relataram que durante a abordagem, o prefeito estava nervoso, querendo a todo instante pegar uma pasta que se encontrava no banco traseiro do veículo.
Durante busca feita na pasta, foi encontrado dentro dela, uma pistola Taurus modelo 938, calibre .380, municiada com 13 cartuchos. A arma estava em condições de uso, municiada com 12 cartuchos no carregador e um cartucho na câmara de disparo.
O prefeito relatou aos policiais que não tem autorização para portar a arma, e se apresentou como o proprietário da pistola. Foi alegado também, por meio da assessoria de comunicação de Periquito, que Zé Flor atirador desportivo e Colecionador (CAC), em Governador Valadares, município onde pode utilizar os produtos controlados pelo Exército Brasileiro.
Diante do exposto, os militares encaminharam o chefe do Executivo de Periquito, bem como a arma e as munições, para o plantão da Delegacia de Polícia Civil, em Ipatinga, acompanhado de um advogado. Conforme prevê a Lei 10.826, de 2003, o político responderá por porte ilegal de arma de fogo.
Prefeitura se manifesta
A administração municipal de Periquito publicou uma nota oficial a respeito da abordagem do prefeito. Confira a nota abaixo
A respeito da abordagem policial ao prefeito José Flor, em blitz da Polícia Militar Rodoviária, na BR 458, perímetro urbano de Ipatinga, na noite da última sexta-feira (5), a prefeitura esclarece que:
1. O prefeito é Atirador desportivo e Colecionador (CAC), em Governador Valadares, município onde pode utilizar os produtos controlados pelo Exército Brasileiro;
2. Como a abordagem policial se deu em Ipatinga, o prefeito teve de se dirigir à Delegacia Regional de Segurança Publica (1ª DRSP), naquele município, onde prestou esclarecimentos e confirmou a condição de CAC;
3. A legislação diz que a arma de um CAC deve ser transportada no porta-malas, prevendo apreensão se encontrada no interior do veículo;
4. No caso em tela, a arma foi apreendida (por estar no banco traseiro), culminando no pagamento da respectiva fiança e liberação do prefeito em seguida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Amendoim
08 de dezembro, 2025 | 16:16O brasil país de alta criminalidade o governo não dá conta a polícia não dá conta o judiciário não tem leis severas aí não se sabe se o cara está tendo alguma ameaça compra uma arma pra se defender do possível episódio a polícia toma aí se tiver alguém ameaçando o cara ele morre e fica tudo certo e a justiça não faz nada a polícia não dá conta e
O estado não dá a mínima e ainda fala foi vítima coitado de sabe seu lá o que nos cidadãos de vem somos vítimas todo dia de um sistema corrupto de uma justiça fraca isso sim é a verdade porque a polícia e o judiciário não cai em cima da bandidagem e desarma todos eles.”
Analista
08 de dezembro, 2025 | 16:11Bom ele poderia portar dentro dos trâmites legais documentos de porte legal atualizado e documentos de identificação e a legalidade da arma comprovando que arma está em seu nome e seu endereço ou no caso como funcionário público poderia ter uma especificação no porte se assim feito o uso para fins de sua segurança e integridade física, caso não aja nada que regulamente o uso ou transporte da mesma é cadeia mas como é prefeito na maioria das vezes se passa pano limpo uma boa quantia paga e está tudo certo brasil lei só funciona pra pobre pé rapado.”
Marcos Guimaraes
08 de dezembro, 2025 | 09:58Não existe prerrogativa de Cargo para que Prefeitos possam portar uma arma de fogo, segundo a lei , Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003), Qualquer pessoa pode requerer o porte caso comprove a devida necessidade junto aos Orgãos Reguladores. A História está estranha dentro da definição de porte e posse que são Artigos diferentes, pois o porte é junto ao corpo e posse é estar o material bélico dentro do ambiente, a PM fez seu trabalho como Agente da Autoridade, mas a Autoridade Policial, que é o Delegado de Policia saberá dar prosseguimento. No mais, essa situação abre caminho para um Processo por quebra de Decoro , o que a Oposição já deve estar fazendo. E quanto aos Analfabetos Funcionais, a Lei vale para todos independente da Ideologia Politica.”
Zé Doido
07 de dezembro, 2025 | 23:30Infelizmente ainda temos essa turma de bolsonaristas que defendem o indefensável, se ele quer portar arma, se realmente tem necessidade, porque não tirou um porte de armas como a maioria das pessoas corretas fazem.
O certo é o certo e o errado é errado, sem mais.”
Pedro
07 de dezembro, 2025 | 19:56Esse Alexsandre quer um país sem leis, o cidadão cometeu um crime e achou que passaria livre.”
Paulo
07 de dezembro, 2025 | 15:40Que comentário esdrúxulo do tal Alexandre. Não seria melhor se ele fosse correto como qualquer agente público deveria ser? Porque o povo se esforça tanto pra justificar os erros de nossos políticos? Acho que nosso problema não é o político e sim seu eleitor.”
Cabuloso
07 de dezembro, 2025 | 14:29Verdade Alexandre. Eu na posição dele tbm estaria armado. Um cargo perigoso neste país de corrupção.
Paga a fiança e tchau.”
Antonio
07 de dezembro, 2025 | 13:26Esse Alexandre desse ser comissionado da referida prefeitura. Portar arma de fogo sem autorização é crime, pronto. Não tem o que descutir.”
Alexandre
07 de dezembro, 2025 | 11:45Melhor que ser preso por corrupção, nesse país o estado não tem poder para defender a população e dificultam o acesso a legítima defesa.Um pais onde a banana come o macaco.”