06 de dezembro, de 2025 | 14:31
Rede Municipal de Urgência e Emergência de Ipatinga opera acima da capacidade instalada
Plano de Capacidade Plena é acionado diante da alta demanda e ocupação crítica no HMEM e na UPA 24H da rede pública
A Rede de Urgência e Emergência de Ipatinga está operando acima de sua capacidade instalada. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde deste sábado (6). Segundo o comunicado enviado á imprensa, o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM) apresenta uma taxa de ocupação de 105%, enquanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) registra 124% de sua capacidade instalada de atendimento, refletindo um cenário intenso e de demanda muito superior à capacidade estrutural.Com o aumento significativo da procura por atendimentos, o Plano de Capacidade Plena da Rede foi acionado. A Secretaria explica que medidas emergenciais estão em andamento para ampliar a resposta assistencial. Entre as ações estão o remanejamento e a expansão temporária de leitos, o reforço de equipes e a reorganização dos fluxos internos para priorizar os casos mais graves e com risco iminente. As equipes médicas e de enfermagem permanecem empenhadas em garantir que todos os pacientes recebam atendimento seguro, dentro das possibilidades estruturais e técnicas do momento.
O secretário de Saúde, Walisson Medeiros, destaca que o município está mobilizado para enfrentar o cenário. Estamos atuando com responsabilidade e transparência para manter o atendimento à população, mesmo diante de uma demanda acima do previsto. Nossas equipes estão completamente dedicadas, e todas as medidas de contingência estão sendo aplicadas para preservar a segurança dos pacientes”, afirmou.
Como se trata de fim de semana, período em que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão fechadas, a administração municipal orienta que a população procure a UPA e o HMEM apenas em situações realmente necessárias, priorizando casos graves, acidentes, emergências e quadros de risco imediato. A administração reforça que a rede de urgência deve ser preservada para atendimentos críticos, evitando sobrecarga ainda maior no sistema.
Sintomas gripais leves, náusea, um episódio de diarreia e vômito são sintomas leves que podem ser atendidos pela UBS durante a semana. O que a gente preconiza é que, procurando a porta certa, você ajuda a desafogar a urgência e emergência e, além disso, consegue salvar vidas. E aquela pessoa que realmente precisa, consegue ser atendida com mais agilidade”, explica Walisson.
O governo local promete continuar informando a população sobre a evolução da situação e emitirá novas orientações conforme a necessidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















