03 de dezembro, de 2025 | 15:30
Cultura do yoga chega a sete bairros e planeja mais espaço em Ipatinga
A promoção da saúde e do autocuidado ganha um reforço significativo em Ipatinga com a expansão do programa de aulas de yoga gratuitas”, anuncia a produção do Espaço Vibre Yoga, de Ipatinga. A iniciativa propõe a prática como recurso complementar da rede de atenção básica à saúde do município”, ressalta, destacando a parceria entre o Sistema Único de Saúde (SUS), a administração municipal e o apoio da Clínica Piastrine.Atualmente, o programa funciona nos bairros Canaã, Betânia, Limoeiro, Vale do Sol, Cidade Nobre, Bom Jardim e Esperança. As aulas são conduzidas pelos professores Henrique Alves e Chimeni Lins, e a escolha dos locais é estratégica. Todas as atividades acontecem em parceria direta com os postos de saúde, facilitando o acesso da população que mais necessita”, destaca o texto da assessoria.
A professora Chimeni Lins é proprietária do Vibre, no bairro Cariru, um espaço multicultural com aulas de yoga, terapias, formação de professores, aulas de dança e a Feira Vibre, que se apresenta como a primeira feira veg do Vale do Aço”. Henrique Alves, além de professor, é um dos fundadores do núcleo de arte e cultura Alkemmi (@alkemmifestival), reconhecido na região por promover arte, bem-estar, espiritualidade e experiências transformadoras - valores que dialogam diretamente com o propósito social do projeto”, aponta.
O yoga é uma ferramenta poderosa para a saúde física e mental. Nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso a essa prática como um direito fundamental ao autocuidado e ao bem-estar. A parceria com o SUS e a prefeitura é essencial para levar essa transformação a toda a cidade”, sustentam os idealizadores.
Expansão e acesso
A meta é ambiciosa e reforça o compromisso com a saúde pública: em breve, o programa pretende expandir o atendimento para 20 unidades de saúde de Ipatinga. A ampliação multiplicará o número de vagas e garantirá que o yoga gratuito chegue a um público ainda maior”, reforçam.
A população é incentivada a participar, de forma gratuita. Para facilitar o acesso, o cadastro pode ser feito de duas maneiras: entrar em contato com os organizadores ou comparecer diretamente aos locais e horários das aulas. Para a prática, é solicitado que o participante traga seu próprio tapetinho, canga ou toalha para forrar o chão e aproveitar a prática”, finaliza a assessoria. Mais informações no Instagram: @henriqueasalves; @chimenilins; @clinicapiastrine.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















