02 de dezembro, de 2025 | 06:00

DELÍRIOS DA BUGRA ENSANDECIDA...

Nena de Castro *


“Bom dia pra quem é do dia! Boa tarde pra quem arde! Boa noite pra quem é da noite! Bom tempo pra quem é do vento!” Saúdo assim meus amados cinco leitores, desejando que estejam bem e que o vento só nos traga coisas boas, pois de trem-ruim, desgraças e afins, estamos pelas tampas, ara!

O que queremos é que Pindorama seja envolta pela brisa de primavera e traga até nós perfumes de paz, aragens de bondade, ruídos festivos de pessoas felizes cantando e gritos de crianças brincando ao ar livre!

É o que queríamos, ou melhor, queremos, mas sendo ousada em mexer com coisa séria e ofendendo o contexto da geometria euclidiana ouso dizer que "nem sempre a soma do quadrado dos catetos é igual a hipotenusa". Opa! Que ideia louca é essa de cutucar Pitágoras e sua lei fundamental e universal para todos os triângulos retângulos desse sistema?

O que você sabe e entende de Matemática Bugra tonta, cujo pendor é todo para Letras, Idiomas, Poesia, Romances? Poderia dizer a meu favor que é influência do dia a dia do nosso país, com coisas malucas acontecendo, o errado passando por certo, o roubo indisfarçado do dinheiro público, o descaso com a Educação e Saúde e “otras cositas mas” que estão fritando meus miolos!

Posé, “Terezinha de Jesus, de uma queda foi ao o chão”, apareceram três cavaleiros bonitos, George Clooney, Brad Pitt e Wagner Moura e acabou dando confa, porque ela não se decidia na escolha, por fim resolveram fazer um quadrisal para resolver a situação.

Ih, preciso parar de fumar folha de chuchu enroladinha, porque me provoca delírios, eita ferro! Rs.

Li duas notícias que me chamaram a atenção na outra semana: uma, a do ladrão de bancos em Carangola, que ao tentar roubar um banco no outro fim de semana ficou agarrado na porta giratória pela cintura e pelo pescoço e ao tentar se soltar tirou o short, ficando só de cueca; foi preso após duas horas e meia na agência, nada roubou, mas visitou a mesinha de café. Tomara tenha encontrado um cafezinho, para rebater tanto azar.

A segunda veio da Tailândia onde uma mulher aparentemente morta, foi levada pelo irmão a um hospital vez que ela era doadora de órgãos. A unidade de saúde recusou causa de quê o irmão não tinha atestado de óbito. Então ele a levou a um templo budista que possui serviço de cremação e não foi aceita pelo mesmo motivo.

Enquanto o diretor do serviço de cremação explicava ao irmão como conseguir a certidão de óbito, ouviu batidas no caixão. Apesar do susto, abriram-no e viram que a mulher abria ligeiramente os olhos enquanto batia na lateral. Levaram-na pro hospital e ela não tinha sofrido parada cardíaca mas teve uma hipoglicemia severa. Que xuusto! - como diz a Bugrinha! Não sei se sabem mas o grande poeta Vinícius de Moraes dizia sempre aos amigos que todo cidadão devia ser enterrado com um telefone (daqueles antigos, Vinícius faleceu em 1980 e a telefonia celular só chegou ao Brasil em 1993), que estivesse funcionando, o que permitiria ao morto, caso não estivesse tão morto assim, avisar aos familiares para tirá-lo do túmulo! Bão, perdoem o mote da coluna de hoje, disso me lembrei por causa do causo da Tailândia e tantos que a gente ouve dizer.

Quanto a mim, sosseguem, se saí mesmo às mulheres da família, elas passam dos 90, chegam a 100! Nunca se sabe, mas pretendo fruir com alegria cada dia que Deus me conceder. E já avisei aos meus ovos de urubu, pra ter certeza que “bati as 10”, é só mexer nos meus livros. Caso não haja reação, toquem o bonde. E nada mais digo, a não ser: tenham uma vida longa e feliz, queridos leitores. Bom dia pra quem é do dia, boa tarde pra quem arde! Au revoir...

*Escritora e Encantadora de Histórias.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

02 de dezembro, 2025 | 10:58

“Bom texto, eu diria que as formas de competição é que mudaram. O mundo está em crise econômica e de valores. Se muitos não estão conseguindo nem assimilar as transformações, que dirá acompanhar. A mente e o espírito precisam estar em equilíbrio pro coração aguentar. Esse mundo do jeito que está causa muita depressão, inflama o intestino, já que ele é o principal órgão que produz dopamina e serotonina. As consequências são as piores possíveis. O problema todo é que a maioria perdeu a fé e a esperança em Deus. Compete aos filósofos e poetas traçar um rumo já que a solução de todos problemas está dentro de nós. Deve ser por isso que eu escrevo! Rs.”

Gildázio Garcia Vitor

02 de dezembro, 2025 | 09:38

“Adorei! Parabéns! Obrigado!
Final de ano letivo, monte de provas para elaborar e corrigir, fechamento de diários escolares e conteúdos para postar nos aplicativos, e eu aqui, saboreando esta crônica.”

Envie seu Comentário