01 de dezembro, de 2025 | 13:00

Ipatinga transforma 54% do território rural em ''ouro verde''

Quem ainda acha que Ipatinga é só indústria não conhece os outros 54% do município: uma vasta área rural preservada, remanescente de Mata Atlântica, que se tornou o principal cartão-postal verde do Vale do Aço. O Ipatinga Rural Roteiro Turístico, projeto finalista do 13º Prêmio de Boas Práticas dos Municípios Mineiros da AMM 2025, foi apresentado à imprensa regional em uma experiência imersiva que levou jornalistas aos empreendimentos localizados nas comunidades rurais.

Os jornalistas saíram encantados com o lado verde de Ipatinga, que hoje representa a maior parte do território municipal preservado. O roteiro reúne oito empreendimentos que conectam cidade e roça, passado e presente, gente e natureza, oferecendo vivências inesquecíveis. Para os visitantes, por exemplo, foi possível conhecer a fauna e a flora local se recompondo, acompanhar a produção centenária de rapadura e açúcar mascavo e, no alto do Ipaneminha, degustar queijos premiados, além de saborear um dos cafés mais acolhedores da região.

Destinos que surpreendem
“Ipatinga prova que é possível ser uma cidade industrial e, ao mesmo tempo, um dos destinos rurais mais encantadores de Minas, gerando emprego, renda e muito orgulho para quem nasceu aqui e para quem vem nos visitar”, destacou Ulisses Oliveira, empreendedor do Outeiros de Minas, localizado na comunidade Tribuna.

“Queremos que o Ipatinga Rural seja um dos principais destinos turísticos do Vale do Aço e uma referência em Minas Gerais. É política pública que gera emprego, desenvolve o turismo, preserva a cultura e mantém vivas as nossas raízes”, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Luís Henrique Alves. “Transformamos diagnóstico em ação: qualificamos produtores, melhoramos estradas, apoiamos as comunidades locais e incentivamos a produção associada ao turismo. Hoje, a área rural de Ipatinga respira turismo, dignidade e prosperidade”, completou.

Multiplicadores de experiências
Os visitantes saíram tão impressionados que já se declararam multiplicadores do roteiro. A jornalista Marina Bhering, que nasceu e cresceu em Belo Horizonte, mergulhou literalmente nas vivências rurais e se emocionou com a gastronomia e o acolhimento.

“A gente imagina vida rural e pensa em algo simples, mas aqui tem muito mais do que a gente sequer sonha. Só depois que vim morar em Ipatinga descobri que mais da metade do território é área rural. Tem uma galera que empreende com coragem, determinação e muito amor, fazendo a gente viver experiências únicas, como acompanhar a produção de rapadura e açúcar mascavo, uma tradição centenária tão bonita que está trazendo as novas gerações de volta ao campo”, relatou Marina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário