01 de dezembro, de 2025 | 17:06
Domingo foi o terceiro dia mais quente do ano no Vale do Aço
Isabelly Quintão/Arquivo DA
Nesse tempo de muito calor, é recomendado o uso de objetos que ajudam a se proteger dos raios solares, como bonés e sombrinhas
Nesse tempo de muito calor, é recomendado o uso de objetos que ajudam a se proteger dos raios solares, como bonés e sombrinhasPor Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
No último dia de novembro (domingo - 30), o Vale do Aço registrou o 3º dia mais quente do ano, com a temperatura máxima chegando a 34,1ºC, conforme registrado pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instalada em Timóteo. O instrumento fica no Oikós, próximo ao bairro Primavera.
Ainda conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, o mês de novembro ainda teve outras duas datas que figuram entre os cinco dias mais quentes de 2025, com o dia 6 registrando 33,9ºC e o dia 18 batendo a casa de 33,7ºC.
Quando analisados os 30 dias do mês, novembro apresentou uma temperatura máxima de 29,4ºC, em média. Vale ressaltar que o verão, estação mais quente, ainda vai começar no dia 21 de dezembro, e a tendência é que as temperaturas na região continuem em elevação, combinadas às pancadas de chuva, tradicionais para a época do ano.
Os dados baixados e analisados pelo Diário do Aço mostram que a 1ª e 2ª colocação ficam com os dias 21 e 22 de janeiro, que registraram 35,7ºC e 35,5ºC, respectivamente.
Cuidados
Durante o período de altas temperaturas, a hidratação, principalmente por meio da ingestão de água, é ainda mais importante. Isso porque o nosso corpo precisa de líquido para manter sua temperatura ideal de funcionamento. O uso do filtro solar também é muito importante. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes de expor-se ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer ao sol. O produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
O Ministério da Saúde também recomenda refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes; manter ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água; buscar ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça; evitar exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h; proteger as crianças com chapéu de abas; usar roupas leves e que não retêm muito calor; não deixar crianças ou animais em veículos estacionados, dentre outras ações.
Alerta
Para os dois primeiros dias de dezembro, o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para chuva intensa, com precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em casos de ocorrências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, bem como o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Além do Vale do Aço, o alerta se estende para as regiões mineiras do Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas e Central Mineira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















