28 de novembro, de 2025 | 07:30
Educar para o amanhã: por que a formação docente precisa assumir a sustentabilidade como eixo central
Carla Conti *
Preparar professores para ensinar sustentabilidade não é apenas atualizar o currículo. É redefinir a própria base da formação docente. Em um mundo marcado por eventos climáticos extremos, desigualdades agravadas e mudanças tecnológicas aceleradas, a escola deixa de ser um espaço que apenas transmite conteúdos e passa a ser um lugar onde se aprende a cuidar de si, do outro e do planeta. E isso só acontece quando quem ensina também foi formado para enxergar a interdependência entre educação e futuro.
A sustentabilidade na formação de professores não se limita a projetos verdes ou datas comemorativas. Ela envolve desenvolver a capacidade de ler as urgências do presente: compreender como as mudanças climáticas alteram comunidades, como decisões políticas impactam ecossistemas locais e como práticas cotidianas reproduzem ou transformam desigualdades. É um exercício constante de ampliar o olhar e é justamente aí que a formação docente se fortalece.
Ao incorporar a sustentabilidade como eixo, professores aprendem a trabalhar com competências essenciais ao século 21: pensamento crítico, leitura de contexto, colaboração e tomada de decisão responsável. São habilidades que não apenas enriquecem as aulas, mas equipam os educadores para formar estudantes capazes de agir com consciência em um mundo em transformação. A sustentabilidade, nesse sentido, deixa de ser um tema e passa a ser uma lente.
Ao incorporar a sustentabilidade como eixo, professores aprendem a trabalhar com competências essenciais ao século 21”
Esse movimento já vem acontecendo em iniciativas inovadoras de formação continuada e em redes que experimentam novas práticas pedagógicas. Professores estão descobrindo que ensinar sustentabilidade pode começar por situações muito próximas: a relação da escola com seu entorno, o uso de recursos, o impacto de escolhas diárias. E, ao traduzir o global para o cotidiano, conseguem envolver os estudantes em aprendizagens que fazem sentido e geram pertencimento.
Formar professores para a sustentabilidade é, acima de tudo, assumir que educação é projeto de futuro. É reconhecer que cada sala de aula pode ser um laboratório de responsabilidade coletiva e que os educadores, quando preparados para isso, tornam-se agentes de transformação capazes de inspirar novas formas de viver, aprender e cuidar do mundo que compartilhamos.
* Doutora em Políticas Públicas (UFRJ) e pós-doutorada em Gestão da Informação pela Universidade do Porto. Professora da graduação e do mestrado em Educação na Universidade Estadual de Goiás, pesquisa educação em direitos humanos, gênero e tecnologias digitais. Autora de Sustentabilidade no ensino superior”.
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]















