25 de novembro, de 2025 | 16:36

Ação de combate ao Aedes aegypti será promovida no bairro João XIII em Timóteo

Divulgação
Será recolhido apenas volume proporcional a um saco de lixo por domicílio, não sendo aceitos entulhos em grande quantidade Será recolhido apenas volume proporcional a um saco de lixo por domicílio, não sendo aceitos entulhos em grande quantidade

Uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorrerá no bairro João XIII, no sábado (29), das 8h às 12h, voltada a toda a comunidade. As informações foram divulgadas pela administração municipal. Será recolhido apenas volume proporcional a um saco de lixo por domicílio, não sendo aceitos entulhos em grande quantidade.

A gerente de Vigilância em Saúde, Rosana Lana, orienta que os moradores preparem resíduos que acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito. “Como a ação ocorre apenas no período da manhã, pedimos aos moradores para recolher volumes que acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito”, explica Rosana.

Chuva e calor aceleram o desenvolvimento do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, processo que leva cerca de 10 dias até o inseto atingir a fase adulta. Quanto mais rápida a proliferação, maior o risco de contrair essas doenças.

O engajamento dos moradores é essencial para prevenir arboviroses. A ação busca conscientizar sobre cuidados preventivos e eliminar focos do mosquito. O Dia D de Combate às Arboviroses coincide com o Dia D Estadual de Combate à Dengue em Minas Gerais, reforçando a importância da mobilização da população.

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou 3,6% em Timóteo, indicando alerta para a população. O município destaca que mantém ações de fiscalização, tratamento focal e educação em saúde de forma contínua, reforçando que a prevenção começa dentro de casa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário