25 de novembro, de 2025 | 16:28
Reflorestamento avança em área verde no limite entre Ipatinga e Santana do Paraíso
Divulgação
O espaço, historicamente impactado por incêndios provocados, recebe ações de prevenção, manejo e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica
O espaço, historicamente impactado por incêndios provocados, recebe ações de prevenção, manejo e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica Um trabalho de recuperação ambiental está ocorrendo na área verde localizada entre os bairros Veneza II, em Ipatinga, e Cidade Nova, em Santana do Paraíso, conforme divulgado pelo governo ipatinguense. O espaço, historicamente impactado por incêndios provocados, recebe ações de prevenção, manejo e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.
As intervenções incluíram a abertura de aceiros para evitar propagação de incêndios, controle de formigas, preparo das covas, adubação do solo e aplicação de polímero hidrogel, técnica que melhora a retenção de água e aumenta a taxa de sobrevivência das mudas. Foram plantadas milhares de árvores nativas, como Pata de Vaca, Ipê Branco, Ipê Rosa e Embaúba.
Segundo Reginaldo Soares, secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, o trabalho contribui para a recuperação da vegetação nativa da região. A área vinha sofrendo com queimadas recorrentes, dificultando a regeneração natural. Executamos todas as etapas, dos aceiros ao preparo do solo, para garantir que as mudas tenham condições adequadas de crescimento”, explica.
O prefeito Gustavo Nunes (PL) reforçou que o reflorestamento integra um conjunto de ações ambientais em execução na cidade. O plantio é um passo para recuperar a área degradada e ampliar as zonas verdes, garantindo preservação e qualidade ambiental e social para a população”, afirmou.
Com o reflorestamento, o espaço ganhará maior proteção contra novos incêndios e ajudará na recomposição do bioma local. O acompanhamento do desenvolvimento das mudas e as manutenções periódicas continuam sendo realizados para assegurar o crescimento das espécies plantadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















