19 de novembro, de 2025 | 14:20

Timóteo debate implantação da primeira escola cívico-militar

Divulgação
Durante o evento, moradores puderam se manifestar sobre a iniciativa Durante o evento, moradores puderam se manifestar sobre a iniciativa

A Escola Municipal do Limoeiro será a primeira unidade da cidade a adotar o modelo cívico-militar, com previsão de início em fevereiro de 2026. Para preparar a comunidade escolar e esclarecer dúvidas, a administração pública promoveu na noite desta terça-feira (18) um debate na quadra da instituição. O encontro contou com a presença de pais, alunos, professores, lideranças políticas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e autoridades locais, informou o governo.

Durante o evento, moradores puderam se manifestar sobre a iniciativa. A moradora Gislene Viana, do bairro Limoeiro, destacou o impacto positivo esperado. “Com certeza é um avanço que a nossa escola está tendo, é uma oportunidade para as crianças, não só para a nossa escola, mas para a comunidade também. Vai ser de grande valia esse novo implanto na nossa escola”.

Ela também ressaltou que o modelo vai além da disciplina. “Não é só questão de postura. Tem várias coisas que vão mudar muito aqui na escola e dar melhoria para a nossa cidade”.

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Timóteo, Capitão Joel Mafra, reforçou a importância da metodologia para a prevenção de problemas sociais. “Do ponto de vista da segurança pública, pouco se fala da prevenção. E essa prevenção tem que ser aplicada desde a primeira infância, criando referências morais e disciplina. Não se trata de substituição do civil pelo militar, e sim de uma complementação para que a educação das crianças possa interferir tanto no ambiente escolar quanto fora dele”.

O comandante da 85ª Companhia de Polícia Militar de Timóteo, Capitão Gedaías, também participou do debate e trouxe sua visão pessoal e profissional. “Certamente, toda a estratégia voltada à melhoria da educação, da disciplina no ambiente escolar, do senso de responsabilidade dos alunos, eu acho que é louvável. Eu tenho duas filhas que estudam no Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Minas Gerais, e nós temos uma experiência extraordinária com o rendimento escolar delas. Se a estratégia está dando certo em outros lugares, por que não copiar modelos que funcionam? Essa iniciativa da Prefeitura é louvável e tem tudo para dar certo, sobretudo com o apoio da comunidade escolar, como estamos vendo aqui”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário