CÂmara de Ipatinga 728x90

18 de novembro, de 2025 | 19:00

Hospital Márcio Cunha faz cirurgia inédita no Leste de Minas

Divulgação
Equipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha (HMC) em IpatingaEquipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha (HMC) em Ipatinga

A equipe de Cirurgia Vascular do Hospital Márcio Cunha (HMC) fez um procedimento inédito no Leste de Minas, marcando um avanço na oferta de tratamentos de alta complexidade. A cirurgia foi realizada no paciente Evando de Barros Mendes, de 61 anos, portador de um aneurisma de aorta abdominal - uma condição grave que exige precisão e tecnologia de ponta. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19), pela assessoria da Fundação São Francisco Xavier, mantenedora do HMC.

Cirurgião vascular do HMC, Leonardo Augusto D’Ávila explica que o caso representou um marco na trajetória da equipe. “Esse é um momento histórico para nós. Há cerca de anos, iniciamos esse projeto na cirurgia vascular com o objetivo de trazer para a região o que há de mais moderno em tecnologia. Não queremos deixar o avanço da medicina passar por nós - queremos estar na linha de frente, oferecendo o melhor para os nossos pacientes”, destacou o médico.

O procedimento, dia 8 de novembro, foi necessário devido à presença de um “colo hostil”, uma angulação na aorta que dificulta a colocação da prótese. Para superar esse desafio, foi utilizada a técnica endoâncora, que permite uma sutura endovascular - um método que, nas palavras do médido Leonardo, “é como costurar a aorta por dentro”.
Evando de Barros: Evando de Barros: "Estou muito agradecido à equipe de Cirurgia Vascular do HMC e me sentindo muito bem após a cirurgia"

Cirurgião vascular convidado e referência na técnica em Minas Gerais, Gabriel Mazoni também participou da cirurgia. “A endoâncora funciona como um ‘aparafusamento’ da prótese na parede da artéria. Isso impede que ela se desloque ou que ocorra vazamento de sangue entre a prótese e o vaso. Em casos como o do paciente Evando, essa técnica é fundamental para garantir resultados mais duradouros, reduzir riscos e evitar novos procedimentos”, explicou o especialista.

Paciente em recuperação

Recuperando-se bem após o procedimento, o paciente expressou sua gratidão à equipe: “Estou muito agradecido à equipe de Cirurgia Vascular do HMC e me sentindo muito bem após a cirurgia”, afirmou Evando.

A realização desse procedimento reforça o compromisso do Hospital Márcio Cunha com a inovação, a excelência técnica e o cuidado integral com o paciente, consolidando sua posição como referência em saúde no Leste de Minas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cassio Grigorio Vargas

19 de novembro, 2025 | 07:20

“Foi pelo SUS ou pelo plano de saúde ?”

Elias Severino de Freitas

19 de novembro, 2025 | 07:12

“Eu á Deus todos os dias por colocar em vida o doutor Leonardo e toda a sua equipe. Sou um privilegiado por ter sido operado por ele e sua equipe de um aneurisma torácica de aorta e aorta ascendente. Obrigado doutor Leonardo e equipe por fazer parte da continuação da minha vida. Deus abençoe sempre vcs todos ? ?”

Envie seu Comentário