CÂmara de Ipatinga 728x90

17 de novembro, de 2025 | 15:00

Exposição inédita de Jorge dos Anjos em cartaz no Centro Cultural Usiminas

Damille Barros
No jardim externo do Centro Cultural Usiminas, a obra de Jorge dos Anjos já aparece e impressionaNo jardim externo do Centro Cultural Usiminas, a obra de Jorge dos Anjos já aparece e impressiona
Com montagem inédita, a exposição “Fundamento” chega a Ipatinga com obras de Jorge dos Anjos, um artista de referência na arte contemporânea brasileira. Em cartaz até 7 de fevereiro de 2026, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a exposição ocupa o jardim externo e a galeria do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, reunindo pinturas, esculturas e instalações que utilizam diferentes materiais, como aço, madeira, feltro e borracha. A visitação é gratuita, sempre de terça-feira a sábado, das 12h às 20h.

Com curadoria de Froiid, Lorraine Mendes e Lucas Menezes, “Fundamento” apresenta mais de 40 obras inspiradas na tradição brasileira e nas relações humanas entre corpos, territórios e espiritualidade. Juntas, as criações artísticas resumem a trajetória artística de cinco décadas de Jorge dos Anjos. Nascido em Ouro Preto, o artista possui obras no Brasil e em países como Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Espanha, Angola e Moçambique.

O artista mineiro formado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) também tem sua marca registrada em monumentos públicos feitos em aço, instalados em espaços e instituições de referência, como a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, a Universidade de São Paulo, o Instituto Inhotim, a Pinacoteca de São Paulo e o Penn Museum, na Filadélfia (EUA).

Obras surpreendentes
A exposição promete surpreender o público começando na entrada do espaço, no jardim externo do Centro Cultural, ao lado do Shopping Vale do Aço, onde é possível ver três obras feitas de aço com a média de duas toneladas cada e até três metros de altura. Já na galeria, estão peças de menores proporções, quadros, instalações e painéis de até 3 metros de altura que mostram muitas possibilidades de transformação de materiais em arte como o aço Usiminas, que está presente em muitas obras. Também de forma inédita, as duas obras de Jorge dos Anjos pertencente ao acervo do Centro de Memória Usiminas ocupam o Centro Cultural Usiminas, especialmente para compor “Fundamento”.

Jorge dos Anjos, que acompanhou toda a montagem da exposição em Ipatinga na semana passada, destacou a logística especial empregada no processo. “Ao todo foram transportadas 13 toneladas de aço das peças em quatro caminhões de grande porte. E tudo isso foi possível devido à grandiosidade que o espaço do Centro Cultural oferece. Estou muito feliz em ver essa exposição e espero que a comunidade aproveite”, pontuou.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, destacou que a mostra é mais uma ação apoiada pela Usiminas com objetivo de promover formação por meio da arte. “É com imensa alegria que recebemos essa exposição em Ipatinga. Para nós, a mostra é um presente que compartilhamos com a comunidade e as escolas. Esperamos que todos possam se encantar com as obras de Jorge dos Anjos, tão ricas e cheias de significados. Ao longo dessa temporada queremos inspirar novas formas de ver o mundo, mostrando que, assim como o aço, a arte também é transformação”, salientou.

SERVIÇO
Exposição “Fundamento”, de Jorge dos Anjos
Data: 14/11 a 7/2/26
Local: Centro Cultural Usiminas
Horário: 12h às 20h
Visitação gratuita
Informações e agendamentos de grupos: (31) 98437-3330
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário