CÂmara de Ipatinga 728x90

17 de novembro, de 2025 | 13:56

Passagens para Trem de Passageiros noturno começam a ser vendidas nesta quinta-feira

O novo horário será aplicado nos meses de dezembro, janeiro e julho, e começa a ser praticado em 2026

Divulgação
Vendas de bilhetes do Trem de Férias já começam esta semanaVendas de bilhetes do Trem de Férias já começam esta semana
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço

A partir do dia 1º de janeiro de 2026, a Vale iniciará a operação do Trem de Passageiros noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que conecta os estados de Minas Gerais e Espírito Santo em um trajeto de 664 km. O novo horário será válido para o período de férias, e abrange, além do primeiro mês do ano, julho e dezembro. A venda dos bilhetes terá início na quinta-feira (20). Essa novidade atende um dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão da ferrovia e construído junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Por segurança, não haverá venda de passagens nas estações durante o período noturno. Os interessados devem procurar as bilheterias das estações durante o horário diurno, ou fazer a compra pelo site vale.com/tremdepassageiros. Outra opção é adquirir o bilhete por meio de um aplicativo de celular chamado “Trem de Passageiros”, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

“O Trem de Férias chega como uma resposta direta ao desejo da população por uma opção segura e confortável de transporte ferroviário também à noite, especialmente nos meses de maior movimentação. A escolha do horário noturno vai além do compromisso firmado com a agência reguladora, que não determina esse formato. A iniciativa reflete nosso esforço contínuo em melhorar a experiência dos passageiros”, afirma João Falcão, diretor da EFVM.

Segundo a Vale, a nova frota já opera de forma alternada nas viagens diurnas. As composições contam com classes executiva e econômica, elevador para acesso em cadeira de rodas e espaço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida. Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 pessoas. Já os econômicos contam com 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados e disponibilizam tomadas elétricas aos passageiros para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

Toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários. Os carros são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos passageiros durante a viagem.

“As estações que receberão o Trem de Férias estão preparadas para atender os passageiros com infraestrutura adequada, incluindo reforço na iluminação”, informa a nota. No Vale do Aço, apenas a estação ferroviária Intendente Câmara receberá o embarque e desembarque de passageiros neste novo horário.

Durante a viagem do Trem de Férias, os passageiros poderão adquirir alimentos, como lanches e refeições na lanchonete da composição. O valor dos bilhetes será o mesmo praticado nas viagens durante o dia. Os pontos de parada do mês de janeiro foram definidos de acordo com a demanda atual de passageiros. Entre as localidades atendidas no horário noturno está a conexão entre Itabira e Nova Era.

“O primeiro mês de circulação do Trem de Férias será fundamental para avaliar a melhor forma de atender aos passageiros e eventuais ajustes no formato”, conclui João Falcão.
Alex Ferreira
Em Belo Horizonte, o trem noturno sairá às 19h. No sentido contrário, a expectativa é que os passageiros cheguem à capital mineira às 7h50Em Belo Horizonte, o trem noturno sairá às 19h. No sentido contrário, a expectativa é que os passageiros cheguem à capital mineira às 7h50

Infraestrutura
Todas as estações que receberão paradas do Trem de Férias terão reforço na iluminação. Além do transporte de passageiros, a Vale acrescentou que investe em obras que contribuem para a melhoria da mobilidade e da segurança ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, considerada uma das mais seguras do país pela ANTT.

Trem de férias (janeiro)


Valor das passagens: R$ 116,00 classe executiva e R$ 81,00 classe econômica no trajeto completo entre BH e Cariacica ou vice-versa. Observação: passagens adquiridas a partir do dia 10 de dezembro estarão sujeitas ao reajuste anual de tarifas.

Início da operação: 1/1/2026
Locais de embarque e horários
Sentido ES - MG
Estação Pedro Nolasco (Cariacica) – 18h
Fundão – 19h
Colatina – 20h26
Baixo Guandu – 21h12
Aimorés – 21h22
Resplendor – 22h03
Conselheiro Pena – 22h40
Governador Valadares – 23h57
Ipatinga – 1h55
Estação Desembargador Drumont (Nova Era) – 3h15
Conexão Nova Era a Itabira – 3h35
Rio Piracicaba – 4h01
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) – 5h07
Belo Horizonte – 7h50

Sentido MG – ES
Belo Horizonte – 19h
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) – 20h45
Rio Piracicaba – 21h51
Estação Desembargador Drumont (Nova Era ) – 22h34
Conexão Itabira – Nova Era – 21h
Ipatinga – 23h54
Governador Valadares – 1h49
Conselheiro Pena – 3h11
Resplendor – 3h49
Aimorés – 4h32
Baixo Guandu – 4h42
Colatina – 5h30
Fundão – 6h56
Pedro Nolasco – 8h15

(Com informações da Vale)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário