17 de novembro, de 2025 | 13:56
Passagens para Trem de Passageiros noturno começam a ser vendidas nesta quinta-feira
O novo horário será aplicado nos meses de dezembro, janeiro e julho, e começa a ser praticado em 2026
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoA partir do dia 1º de janeiro de 2026, a Vale iniciará a operação do Trem de Passageiros noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que conecta os estados de Minas Gerais e Espírito Santo em um trajeto de 664 km. O novo horário será válido para o período de férias, e abrange, além do primeiro mês do ano, julho e dezembro. A venda dos bilhetes terá início na quinta-feira (20). Essa novidade atende um dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão da ferrovia e construído junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Por segurança, não haverá venda de passagens nas estações durante o período noturno. Os interessados devem procurar as bilheterias das estações durante o horário diurno, ou fazer a compra pelo site vale.com/tremdepassageiros. Outra opção é adquirir o bilhete por meio de um aplicativo de celular chamado Trem de Passageiros”, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOS.
O Trem de Férias chega como uma resposta direta ao desejo da população por uma opção segura e confortável de transporte ferroviário também à noite, especialmente nos meses de maior movimentação. A escolha do horário noturno vai além do compromisso firmado com a agência reguladora, que não determina esse formato. A iniciativa reflete nosso esforço contínuo em melhorar a experiência dos passageiros”, afirma João Falcão, diretor da EFVM.
Segundo a Vale, a nova frota já opera de forma alternada nas viagens diurnas. As composições contam com classes executiva e econômica, elevador para acesso em cadeira de rodas e espaço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida. Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 pessoas. Já os econômicos contam com 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados e disponibilizam tomadas elétricas aos passageiros para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.
Toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários. Os carros são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos passageiros durante a viagem.
As estações que receberão o Trem de Férias estão preparadas para atender os passageiros com infraestrutura adequada, incluindo reforço na iluminação”, informa a nota. No Vale do Aço, apenas a estação ferroviária Intendente Câmara receberá o embarque e desembarque de passageiros neste novo horário.
Durante a viagem do Trem de Férias, os passageiros poderão adquirir alimentos, como lanches e refeições na lanchonete da composição. O valor dos bilhetes será o mesmo praticado nas viagens durante o dia. Os pontos de parada do mês de janeiro foram definidos de acordo com a demanda atual de passageiros. Entre as localidades atendidas no horário noturno está a conexão entre Itabira e Nova Era.
O primeiro mês de circulação do Trem de Férias será fundamental para avaliar a melhor forma de atender aos passageiros e eventuais ajustes no formato”, conclui João Falcão.
Alex Ferreira
Em Belo Horizonte, o trem noturno sairá às 19h. No sentido contrário, a expectativa é que os passageiros cheguem à capital mineira às 7h50
Em Belo Horizonte, o trem noturno sairá às 19h. No sentido contrário, a expectativa é que os passageiros cheguem à capital mineira às 7h50Infraestrutura
Todas as estações que receberão paradas do Trem de Férias terão reforço na iluminação. Além do transporte de passageiros, a Vale acrescentou que investe em obras que contribuem para a melhoria da mobilidade e da segurança ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, considerada uma das mais seguras do país pela ANTT.
Trem de férias (janeiro)
Valor das passagens: R$ 116,00 classe executiva e R$ 81,00 classe econômica no trajeto completo entre BH e Cariacica ou vice-versa. Observação: passagens adquiridas a partir do dia 10 de dezembro estarão sujeitas ao reajuste anual de tarifas.
Início da operação: 1/1/2026
Locais de embarque e horários
Sentido ES - MG
Estação Pedro Nolasco (Cariacica) 18h
Fundão 19h
Colatina 20h26
Baixo Guandu 21h12
Aimorés 21h22
Resplendor 22h03
Conselheiro Pena 22h40
Governador Valadares 23h57
Ipatinga 1h55
Estação Desembargador Drumont (Nova Era) 3h15
Conexão Nova Era a Itabira 3h35
Rio Piracicaba 4h01
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) 5h07
Belo Horizonte 7h50
Sentido MG ES
Belo Horizonte 19h
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) 20h45
Rio Piracicaba 21h51
Estação Desembargador Drumont (Nova Era ) 22h34
Conexão Itabira Nova Era 21h
Ipatinga 23h54
Governador Valadares 1h49
Conselheiro Pena 3h11
Resplendor 3h49
Aimorés 4h32
Baixo Guandu 4h42
Colatina 5h30
Fundão 6h56
Pedro Nolasco 8h15
(Com informações da Vale)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















