14 de novembro, de 2025 | 20:12
Governo Trump reduz tarifas para café, laranja, carne bovina e outros produtos
Presidente dos EUA diz ter tomado decisão após considerar recomendações, andamento de negociações e demanda estadunidense por produtos que não são produzidos lá
Com informações da Agência BrasilDivulgação
Presidente dos EUA diz ter tomado decisão após considerar recomendações, andamento de negociações e demanda estadunidense por produtos que não são produzidos lá
Presidente dos EUA diz ter tomado decisão após considerar recomendações, andamento de negociações e demanda estadunidense por produtos que não são produzidos láA Casa Branca emitiu nesta sexta-feira (14) um decreto do presidente Donald Trump para isentar determinados produtos agrícolas de tarifas recíprocas, que estão em vigor desde abril.
De acordo com nota publicada pela Casa Branca, entre os produtos que deixarão de estar sujeitos às tarifas recíprocas estão: café e chá; frutas tropicais e sucos de frutas; cacau e especiarias; bananas, laranjas e tomates; carne bovina; e fertilizantes adicionais (alguns fertilizantes nunca foram sujeitos às tarifas recíprocas). São produtos dos quais os EUA dependem de importações de outros países.
Segundo a Casa Branca, a medida modifica "o escopo das tarifas recíprocas que ele [Donald Trump] anunciou inicialmente em 2 de abril de 2025". Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos impôs um tarifaço global a produtos importados de vários países, e confirmou uma taxa de 10% para os produtos brasileiros.
No evento, ele comunicou a aplicação de tarifa de 20% sobre a União Europeia, 34% sobre a China e 46% sobre o Vietnã.O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informou que está analisando a Ordem Executiva assinada por Trump.
Impactos no Brasil
Em nota, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) informou que está analisando se a Ordem Executiva se aplica "à tarifa base de 10%, à de 40% [adicional] ou a ambas"."O Cecafé está em contato com seus pares americanos, neste momento, para analisar, cuidadosamente, a situação e termos noção do real cenário que se apresenta", diz o comunicado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















Gildázio Garcia Vitor
14 de novembro, 2025 | 21:21Apesar de as Grandes Navegações terem ocorrido nos séculos XV e XVI, o Presidente Trump ainda tenta um exclusivo comercial com as nações do mundo todo.”