13 de novembro, de 2025 | 17:16
Pássaros são encontrados mortos com suspeita de envenenamento no Recanto Verde, em Timóteo
Aproximadamente 40 pássaros silvestres, entre canários e outras espécies nativas da Mata Atlântica foram encontrados mortos, com indícios de envenenamento, no bairro Recanto Verde em Timóteo. Os flagrantes foram enviados por meio de fotos e vídeos feitos por moradores locais à reportagem do Diário do Aço.
Uma moradora da rua Tambu, Maria Helena Martins, relatou ao jornal que fotografou nesta quinta-feira (13) cinco pombos, dois canários, uma rolinha e outro pássaro que não soube identificar, todos mortos. Três dos pombos devem estar onde os encontrei desde ontem. Achei nesta quinta-feira, em frente ao meu portão”, afirmou.
Outro morador, mostra em vídeo os pássaros encontrados mortos pela rua afora e nas calçadas.
Procurada pelo Diário do Aço, a administração de Timóteo informou, por meio de nota, que a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada e registrou a ocorrência.
Diante do fato, a Subsecretaria de Meio Ambiente adotará medidas imediatas de educação ambiental nos bairros do entorno do Parque Estadual do Rio Doce, incluindo o Recanto Verde, além do reforço das ações de fiscalização e orientação à população quanto às práticas corretas e seguras de controle de pombos e outras aves urbanas”, alegou.
Prevenção
A administração acrescentou que o objetivo é prevenir condutas que possam configurar crime contra a fauna silvestre e contribuir para a identificação de eventuais responsáveis. A Prefeitura de Timóteo reforça que o respeito à vida silvestre e o equilíbrio ambiental são responsabilidades compartilhadas e apela à colaboração dos moradores para que qualquer suspeita de envenenamento ou maus-tratos a animais seja denunciada aos órgãos competentes”, concluiu a nota.
Pássaros são encontrados mortos com suspeita de envenenamento no Recanto Verde, em Timóteo. Veja mais 👉 https://t.co/RDGK49IncD via @portaldiariodoaco pic.twitter.com/QBNGw2J6lE
— Diário do Aço (@portaldiarioaco) November 13, 2025
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















